Embarcação “Agência Escola Flutuante Saldanha Marinho” sofre naufrágio parcial em Bom Jesus da Lapa

0
GrupoSCosta-350x250px
Embarcação presa nos cabos de aço instalados pela Agência Fluvial de Bom Jesus da Lapa.

Um dos maiores patrimônios da navegação do Rio São Francisco, a Agência Escola Flutuante Saldanha Marinho, sofreu um naufrágio parcial na manhã dessa quarta-feira (10) em Bom Jesus da Lapa.

De acordo com a Marinha do Brasil, a embarcação foi parcialmente alagada, aparentemente, após o desmoronamento de uma pequena parte da margem do rio São Francisco, onde a mesma se encontrava atracada, na Barrinha, o que favoreceu a rápida entrada de água.

Militares da Agência Fluvial da Marinha de Bom Jesus da Lapa trabalhando avaliando a estrutura da embarcação na manhã desta quarta-feira(10), após o incidente.

A embarcação foi reformada em voltou a navegar em 2020. A Agência Escola Flutuante (AgEFlut) Saldanha Marinho, faz parte da dotação da Agência Fluvial de Bom Jesus da Lapa (BA), e já participou de diversas ações na região e fora do estado, com visitações públicas, exposições de equipamentos de salvatagem, exibições de vídeos institucionais,  distribuição de Cartas de Serviços ao Cidadão e instruções.

BahiaFArmShow-350x250px

Operação para evitar afundamento total

A Agência Fluvial de Bom Jesus da Lapa, utiliza cabos de aço, reforçando a amarração da embarcação e mantém procedimentos para a reflutuação da Agência Escola Flutuante nos próximos dias.

Além de cabos de aço, também foi utilizados cordas para prender a embarcação.

De acordo com a Marinha,  uma embarcação está a caminho para fazer a retirada da embarcação.

A Saldanha Marinho foi adquirida e incorporada à Marinha do Brasil em 1993, sendo utilizada, inicialmente, para realização de Inspeção Naval e representação da Marinha; posteriormente, passou a ser empregada nas ações itinerantes voltadas ao Ensino Profissional Marítimo e de Segurança do Tráfego Aquaviário, em locais de acesso exclusivamente fluvial. Em abril de 2020, a Agência Escola Flutuante foi estabelecida como Organização Militar sem autonomia, subordinada à Agência Fluvial de Bom Jesus da Lapa.

Curta a página do  Site Notícias da Lapa e mantenha-se atualizado diariamenteclique e participe.