Embrapa irá implantar projeto piloto para produção de uva, pera e maçã no Projeto Formoso

0
GrupoSCosta-350x250px

Um termo de execução descentralizada(TED) assinado pela 2ª Superintendência Regional da  Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), com sede em Bom Jesus da Lapa, e pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária(Embrapa) irá implantar um projeto piloto para produção de uva, pêra, maçã e outras frutas no Perímetro Irrigado do Projeto Formoso, a informação foi divulgada nesta quinta-feira(9), pela 2ª SH da Codevasf na abertura do Circuito Agro Banco do Brasil.

“O ano passado nós estivemos com o pessoal da Embrapa visitando um lote no Projeto Formoso para fazer uma avaliação, e a visita deu fruto. O ano passado nós firmamos um TED com a Embrapa, para tentar diversificar um pouco a cultura aqui no Projeto Formoso, e vamos através da parceria Embrapa, Codevasf e produtor trazer alguns projetos pilotos para o desenvolvimento da uva, pera, maçã e outras variedades. Vamos estudar, através do sucesso que tem a Embrapa junto com a Codevasf lá no polo da região de Juazeiro, e tentar trazer e estudar aqui como é que se vai desenvolver a uva, a pera, maçã e outras variedades”, afirmou Arnaldo.

BahiaFArmShow-350x250px

A inserção de novas culturas no Perímetro Formoso é resultado do Projeto de Integração e avaliação de culturas alternativas para as áreas irrigadas do semiárido brasileiro desenvolvido pela Embrapa Semi-árido com o financiamento da Codevasf.

A diversificação dessas novas culturas na região faz parte do Projeto de Introdução e Avaliação de Culturas Alternativas para áreas irrigadas nos perímetros da 2ª Superintendência Regional, principalmente nos perímetros Formoso e Ceraíma e as tratativas para implantação da Rota da Fruticultura nos municípios da área de abrangência da Superintendência.

O Perímetro Irrigado do Formoso em Bom Jesus da Lapa é um dos maiores produtores de banana do Brasil e agora se prepara para assumir o protagonismo também nessas outras culturas. Solo fértil, água em quantidade suficiente, clima favorável são fatores naturais favoráveis, que somados a experiência dos  produtores do Formoso, a gestão eficiente do DIF e o apoio da Codevasf farão toda a diferença nesse processo de diversificação da produção em Bom Jesus da Lapa.

Acompanhe o Noticias da Lapa também nas redes sociais através do Instagram e do Facebook e fique de olho nas principais notícias.