Entrevista: Harley Xavier faz balaço das ações da  Codevasf na região de   Bom Jesus da Lapa, e dos novos investimentos 

0
GrupoSCosta-350x250px

 

Reprodução

O Superintendente regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), na região do Médio São Francisco baiano,  com sede em Bom Jesus da Lapa, Harley Xavier Nascimento, concedeu uma  entrevista  na manhã desta segunda-feira (2) para o apresentador Ailton Alegria, na Rádio Bom Jesus FM,  e fez uma balanço de seu trabalho à frente 2ª Superintendência Regional da Companhia nos quatro primeiros meses de 2022.

Segundo Harley Xavier, em 2022 a 2ª Superintendência Regional da Codevasf bateu todos os recordes de orçamento, “esse ano nós estamos com o orçamento da ordem de R$350.000.000 (trezentos e cinquenta milhões) para execução”, que segundo o Superintendente  a gestão desse  recurso  não é uma tarefa fácil,  pois esse crescimento da 2ª SR que agora abrange 212 municípios,  tem muitos “ônus e “bônus, e o grande desafio é encontrar um ponto de equilíbrio, porque com o crescimento da área de investimentos  as dificuldades aumentarão,  como a visibilidade da empresa na mídia. “Viramos vitrine. Temos que ter maior cuidado e maior zelo na condução desse processo”, disse.

BahiaFArmShow-350x250px

Execução na área de pavimentação

A 2ª SR tem empenhado do ano de 2021, entre 80 e 90 milhões, para execução direta em  2022 na  área de asfaltamento,  que irão atender 52 municípios. O superintendente destaca que a quantidade de investimento é um volume de trabalho que requer muita disciplina, muito conhecimento técnico da gestão, e principalmente dos servidores da equipe técnica da Codevasf que são bem capacitados.

Também na área de pavimentação, a 2ª SR tem no orçamento de 2022 o valor de R $80 milhões, adquiridos através de convênios, que será investido em diversos municípios, segundo Harley. “Podemos dizer que a 2ª SR, ao longo do ano de 2022, para pavimentação, seja ela asfáltica ou  intertravados (calçamentos), vai destinar perto de 180 milhões de reais”.

Novo quadro de servidores 

“No decorrer do ano, 2021/2022, recebemos 26 novos colaboradores – entre administradores, engenheiro civil, engenheiro eletricista, agrônomo, contadores. Então, a Codevasf tá com um quadro novo, motivado, quem vêm, sem sombra de dúvida, a excelência em nossos serviços”.

Projeto Formoso

Harley lembrou que em julho de 2021 foi inaugurado no Perímetro Irrigado o Sistema de Abastecimento de Água, que foi uma grande conquista para a população da área, que ao longo dos 30 anos lutou para ter água potável. “[…] e nós fizemos essa inauguração – hoje a água está sendo distribuída, bem tratada pelo SAAE”. Na oportunidade ele parabenizou a prefeitura municipal, que por meio do SAAE, pelo compromisso,  em levar água com qualidade para os moradores.

Na oportunidade, Harley aproveitou para comunicar os produtores do Projeto Formoso, da normatização da Lei Federal n° 14.275 que substitui a Lei nº 13.340, “que beneficiou e agora vai beneficiar novamente pessoas físicas, para a titulação, regularização fundiária, com débitos referente ao K1 e a titulação dos lotes. Abatimento que pode chegar a até 90% o valor”.

O superintendente destacou, que cerca de 25% dos lotes do Projeto Formoso estão pendentes de regularização fundiária, e que a lei é uma grande oportunidade para produtores com personalidade física (PF) que tem alguma pendência procurar o Distrito Formoso e a Codevasf para buscar fazer essa regularização, já que a questão fundiária é um grande problema para o setor produtivo.

Água da Barrinha

Harley afirmou que a obra para levar água para a Barrinha é um projeto da Codevasf, custeado da reserva técnica da empresa,  onde o total investido é de R $1 milhão. E informou que toda rede de distribuição da água já está pronta, e a próxima etapa  será a instalação das redes de distribuição domiciliares. A previsão é que a obra seja inaugurada nos próximos 45 dias.

Adutora da Fé

Segundo Harley, independente de qualquer coisa que venha no futuro, a obra da Adutora da Fé é uma das maiores ações da Codevasf para Bom Jesus da Lapa, que terá o investimento aproximado de R $150 milhões. Ele  informou que a 2ª SR recebeu na última semana os técnicos do INEMA, para a liberação da licença ambiental, para que a obra seja iniciada. E a previsão é de que a ordem de serviço seja dada até o final de maio, com a realização de um grande evento.

A Adutora da Fé irá  atender aos municípios de Bom Jesus da Lapa, Riacho de Santana e Igaporã, e a primeira etapa da obra irá contemplar a captação, a adução, ou seja, a tubulação de água que liga do ponto da captação da água na beira do  Rio São Francisco até a estação de água, que funcionará numa área no bairro Lagoa Grande, que foi doada pela prefeitura de Bom Jesus da Lapa.

Escute a entrevista na integra.