Filarmônica Euterpe Lapense completa 101 anos de história em Bom Jesus da Lapa

0
LojaoCosta-350x250px

O cenário musical do município de Bom Jesus da Lapa está  em festa. A Banda Filarmônica Euterpe Lapense completa neste domingo, 08 de dezembro,  101 anos de história. Para comemorar, a entidade iniciou o dia participando da Alvorada da Imaculada Conceição, festa religiosa que completa  104 anos de devoção na Capital Baiana da Fé.

LojaoCosta-350x250px

A Filarmônica Euterpe Lapense surgiu em Bom Jesus da Lapa  no ano de  1918, passando a representar ao longo dos anos um dos seus  maiores bens  culturais do município. Que  nasceu num terreno  fértil de  coros  sacros  e  formações  musicais,  sob as  bençãos do  Bom  Jesus,  apadrinhada por pessoas da  sociedade, amantes da boa música, homens  de  bem  que se  revezaram  ao longo  de  um  século,  como  pilares. Nos  diversos contextos em que  esteve inserida, viu o país  passar  pela república, pela  ditadura  e   a  seguir rumo  a  democracia,  atravessando  a  história.

Com  101 anos de história, a Filarmônica Euterpe Lapense  é um símbolo  de  resistência,  sobrevivendo na  região  ribeirinha do  Velho  Chico,  a  dilapidação  do  Patrimônio histórico  cultural. E dividindo  espaço  com a diversidade cultural  existente, foi  construindo  um  patrimônio expressivo, revelado nos  instrumentos, partituras e  composições. Das  missas,  novenas, procissões,  folias de  reis, Festas  do Divino à  eventos culturais, mantendo as suas raízes, tem  sido presença  constante nas manifestações tradicionais da  Capital Baiana da Fé.

Clique AQUI e curta nossa página  no Facebook, e fique atualizado diariamente.