Lapa: Vereador cobra da gestão municipal e da Superintendência da CODEVASF a liberação da Adutora do Retiro

0
GrupoSCosta-350x250px
Adutora retiro
Foto: Adutora do Retiro está sendo aguardada há vários anos por população, que já realizou várias cobranças em busca do direto pela água. Vereador Romeu Thessing fez cobrança pela adutora do Retiro. (Foto: José Hélio/Notícias da Lapa)

O plenário da Câmara municipal de Bom Jesus da Lapa aprovou na sessão desta quinta-feira(01) o requerimento do vereador Romeu Thessing(PCdoB) que solicita do prefeito Eures Ribeiro e do Superintendente  da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF), em Bom Jesus da Lapa, Harley Xavier, a liberação da adutora e subestação de tratamento da comunidade do Retiro, localizada no interior do município.

capa romeu
Vereador Romeu Thessing fez cobrança pela adutora do Retiro. (Foto: José Hélio/Notícias da Lapa)

Justificando o pedido, o vereador destacou que várias comunidades remanescentes de quilombolas serão beneficiadas com a liberação da obra. “É uma região em que moram as comunidades quilombolas. Lá foram investidos, desde 2010, mais de 4 milhões de reais. Essa obra começou em 2010, nós estamos em 2018”, frisou.

Romeu destacou que muitas famílias da zona rural estão vivendo em boa condição, mas que muitas famílias ainda vivem em situação difícil como a falta de água. “Um local onde foi investido mais de 4 milhões. Uma obra que já se leva quatro anos. Pessoas, mães de família ainda tem que pegar um balde e andar 6 km para ter uma água dentro da sua casa para fazer o alimento para sua família?” continuando, Thessing criticou a mídia local, regional e nacional por não mostrar esse contexto vivenciado nessas localidades: “Essa é uma realidade que a Bom Jesus da Lapa não mostra, a imprensa não mostra, que a Bahia não mostra, o Brasil não mostra, e a Globo também não mostra”, afirmou.

BahiaFArmShow-350x250px

Finalizando o seu discurso, ele afirmou que esteve no início da semana com o Superintendente da CODEVASF, “e o mesmo garantiu que a obra da adutora da localidade do Retiro vai ser entregue em 60 dias,  e se não for cumprido o prazo” vai outra vez levar a situação para a tribuna da Câmara.

Não é a primeira vez que a obra da Adutora da localidade do Retiro faz parte da pauta da Câmara de Vereadores e das cobranças da mídia local, sendo pauta em vários momentos do site Notícias da Lapa.

Relembre aqui; 

Adutora do Retiro: sete anos de espera pela água que não vem; Codevasf responde

Lapa: Há sete anos esperando pela água,representações cobram da Codevasf conclusão da Adutora do Retiro

O problema dessas adutoras inacabadas não atinge somente Bom Jesus da Lapa. Em Carinhanha, há 140 quilômetros de Lapa, vários empreendimentos de abastecimento de água tratada estão quase prontos, mas ainda não estão funcionando: Angico, Barra do Parateca, comunidade quilombola, Bebedouro, Frota, Três ilhas, Moreira e Cabacinhas, às margens do rio São Francisco e Carinhanha. Os moradores dessas áreas também cobram providências do poder público, enquanto enfrentam vários problemas de saúde por conta do consumo da água imprópria para o consumo humano.