Mesmo sem chuva, nível do Rio São Francisco  inicia o segundo semestre de 2020 acima dos   3 metros na cidade de Bom Jesus da Lapa

0
GrupoSCosta-350x250px
Vista do rio São Francisco /Foto: José Hélio/Notícias da Lapa

Em nova medição realizada no final da tarde deste sábado, 4 de julho,  o nível do Rio São Francisco  se mantém em 3,42 metros na cidade de Bom Jesus da Lapa, de acordo o monitoramento feito  para  Companhia Hidrelétrica do São Francisco (CHESF), em Sobradinho, feito por  Dona Maria Alice na Barrinha.

vista das margens do rio próximo a Barrinha/Foto: José Helio/Notícias da Lapa

Mesmo com o início do aparecimento de alguns bancos de área,  o  Rio São Francisco iniciou o segundo semestre de 2020 na cidade de Bom Jesus da Lapa com o nível  acima da média normal, diferente dos  registros efetuados em anos posteriores. Em anos anteriores, no tempo desse, já estava cheio de coroas. E o povo vinha para Barrinha, banhar no rio e brincar de bola. Já esse ano o nível do nosso rio São Francisco, graças a Deus, tá segurando. Ele tá vazando pouquinho, sobe 2 centímetros, depois baixa 1, e fica assim”, diz Dona Maria Alice.

Vista do rio São Francisco sobre a ponte Gercino Colho, na parte de Serra do Ramalho, já mostrando o aparecimento de ilhas e banco de areias/Foto: José Hélio/ Notícias da Lapa.

Conforme o acompanhamentos feito pelo site Notícias da Lapa, o  Rio São Francisco se mantem acima do normal há mais de cinco  meses, diferente dos últimos anos.  Considerando que  em 2020 o rio apresentou   duas cheias  na cidade de Bom Jesus da Lapa nos três primeiros meses do primeiro semestre.  A primeira  cheia foi causada pelas  chuvas que caíram na  região do Norte de Minas Gerais, onde o nível do rio chegou  a  7,33 metros.  Já a   segunda, aconteceu  após a Cemig realizar  a abertura parcial das comportas da Hidrelétrica de Três Marias, e fez o nível do rio elevar  em 8,14 metros.

Mesmo com pouca água, um dos principais braços do rio São Francisco próximo a ponte Gercino Colho continua correndo/Foto: José Hélio/Notícias da Lapa
BahiaFArmShow-350x250px

A partir  do mês de  março o Velho Chico   começou a baixar na cidade de Bom Jesus da Lapa,  mas se mantendo próximo aos 6  metros. E no mês de abril continuou baixando, iniciando o mês de maio com 5,34 metros. E mesmo sem chuvas, o nível tem diminuído de forma lenta, baixando  apenas 1,98 metros nos últimos dois meses.

Com as cheias desse ano, os peixes voltaram a aparecer  no Velho Chico. Como também nas lagoas e alagadiços localizados nas margens do rio, a exemplo da Lagoa da Lapa, que voltou atrair diversos pescadores, após  receber  grande quantidade de água.

CLIQUE AQUI E CURTA A PÁGINA DO SITE NOTÍCIAS DA  LAPA E FIQUE ATUALIZADO.