Mesmo sem chuva, nível do Rio São Francisco  se mantem acima dos  4 metros na cidade de Bom Jesus da Lapa

0
GrupoSCosta-350x250px
Rio São Francisco na cidade de Bom Jesus da Lapa/Foto: José Hélio/Notícias da Lapa.

Em nova medição realizada na manhã desta sexta-feira, 15 de maio,  o nível do Rio São Francisco  se mantém em 4,28 metros na cidade de Bom Jesus da Lapa, de acordo o monitoramento feito  para  Companhia Hidrelétrica do São Francisco (CHESF), em Sobradinho, feito por  Dona Maria Alice na Barrinha.

Margens do rio São Francisco na Barrinha/Foto/Foto: José Hélio/Notícias da Lapa.

Diferente dos últimos anos, o  Rio São Francisco se mantem acima do normal há mais de três meses, apresentando   duas cheias em  2020  na cidade de Bom Jesus da Lapa.  A primeira  cheia foi causada pelas   chuvas que caíram na  região do Norte de Minas Gerais, onde o nível do rio chegou  a  7,33 metros.  Já a   segunda, aconteceu  após a Cemig realizar  a abertura parcial das comportas da Hidrelétrica de Três Marias, e fez o nível do rio elevar  em 8,14 metros.

Vista do Rio São Francisco e o morro da Lapa/Foto: José Hélio/Notícias da Lapa.

A partir  do mês de  março o Velho Chico   começou a baixar na cidade de Bom Jesus da Lapa,  mas se mantendo próximo aos 6  metros. E no mês de abril continuou baixando, iniciando o mês de maio com 5,34 metros. E mesmo sem chuvas, o nível tem diminuído de forma lenta, baixando  apenas 1,06 metros nos últimos 15 dias.

Com o rio baixando, uma ilha que fica próxima a ponte Gercino Colho já está toda descoberta, e um banco de área também já voltou a aparecer/Foto: José Hélio/Notícias da Lapa.
Depois do rio baixar quase 4 metros, a base da ponte Gercino Coelho voltou a aparecer.
BahiaFArmShow-350x250px

Com as cheias desse ano,  todas as lagoas e alagadiços das margens do Velho Chico na região de Bom Jesus da Lapa  receberam água, trazendo de volta os  peixes e a colheita nas várzeas cultiváveis. A exemplo da Lagoa da Lapa, que voltou atrair diversos pescadores, após  receber  grande quantidade de água.

Lagoa da Lapa continua cheia/Foto: José Hélio/Notícias da Lapa.
Braço do rio São Francisco próximo a ponte Gercino Coelho/Foto: José Hélio/Notícias da Lapa.

Siga nossa página no Facebook e mantenha-se atualizado diariamente, clique e participe. Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do Site Notícias da Lapa  no (77) 99834-7559.