Nível do Rio São Francisco continua subindo e ultrapassa a marca de 8,5 metros acima do normal  em Bom Jesus da Lapa

0
GrupoSCosta-350x250px

 

Foto: José Hélio/Notícias da Lapa

O  Rio São Francisco continua subindo em  Bom Jesus da Lapa, e já está com o nível de oito  metros e 52 centímetros acima do normal. Com o grande volume de água, as ilhas fluviais no trecho do rio no município  já foram impactadas pelo aumento da vazão. Em diversos pontos, é possível ver as áreas  alagadas, e diversas famílias  ribeirinhas deixaram suas casas ou tiveram que ser removidas de forma emergencial.

Foto: José Hélio/Notícias da Lapa

Na Barrinha,   que é um dos  principais pontos turísticos de Bom Jesus da Lapa, cinco  restaurantes que ficam na área ribeirinha  foram tomados pelo rio, e um deles o teto já  começou a ter o  telhado coberto pela água.

Foto: José Hélio/Notícias da Lapa
BahiaFArmShow-350x250px

De acordo com a Agência Nacional de Águas, a vazão chega a 5.090 m³ por segundo. Essa marca foi atingida em medições diárias feitas pela Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), com réguas que existem na Ponte Gercino Coelho, na manhã deste sábado(15).

Foto: José Hélio/Notícias da Lapa

Conforme o Serviço Geológico do Brasil (CPRM), as maiores enchentes desde o início do monitoramento (1940) foram em 1979, quando o rio São Francisco alcançou 12 metros, e em 1989, com 10 metros em Bom Jesus da Lapa. Já a  última cheia foi registrada em  2007, quando o nível  se aproximou dos 9 metros. Com o início da abertura das comportas da Hidrelétrica de Três Marias, na região Central de Minas Gerais, o rio pode subir ainda mais, e alagar novas áreas próximas ao leito  do Velho Chico.

Confira as imagens do Rio São Francisco  no Instagram do Notícias da Lapa

Acompanhe o Noticias da Lapa também nas redes sociais através do Instagram e do Facebook.