Nível do Rio São Francisco  se aproxima dos 9 metros  em Bom Jesus da Lapa e ribeirinhos continuam sendo retirados das áreas de risco

0
GrupoSCosta-350x250px

 

Foto: José Hélio/Notícias da Lapa

O mês de janeiro de 2022 começa com o rio São Francisco em Bom Jesus da Lapa chegando a níveis que colocam a população ribeirinha em alerta. De acordo dados da Estação Fluviométrica da Agência Nacional de Águas – ANA, instalada na ponte Gercinco Coelho, no nível  atingiu a cota 8,71 na manhã desta terça-feira(18),  meio metro a mais do que foi registrado na cheia de março de 2020.

BahiaFArmShow-350x250px

Com isso, os quiosques localizados às margens do rio na Barrinha foram sendo tomados pelas águas dia após dia. Muitas famílias, principalmente das ilhas e margens também precisaram deixar suas casas, de forma preventiva, com objetivo de preservar a vida desses moradores, já que o rio ainda deve subir mais nos próximos dias.

Foto: José Hélio/Notícias da Lapa

De acordo com o Serviço Geológico do Brasil (CPRM), na cidade de Bom Jesus da Lapa, o rio deve ganhar mais alguns centímetros até a madrugada de quarta-feira (19), e começar o processo de estabilização logo em seguida.

Foto: José Hélio/Notícias da Lapa

O volume do Velho Chico subiu muito rápido com as chuvas de dezembro e janeiro nas cabeceiras do rio São Francisco e de seus afluentes formadores do lago da barragem de Três Marias. No dia 11 de novembro, o volume armazenado era de 32,4%, o menor antes da intensificação das chuvas.

Foto: José Hélio/Notícias da Lapa

De acordo com a Cemig, responsável pela gestão do reservatório, no início da madrugada desta segunda-feira (17), o volume útil chegou à marca de 92,08%. O nível atingiu a cota de 571,34 metros (m), ficando a 1,13 m da cota máxima.

Acompanhe o Noticias da Lapa também nas redes sociais através do Instagram e do Facebook.