Bom Jesus da Lapa: Campanha Janeiro Branco destaca importância da saúde mental na pandemia

0
GrupoSCosta-350x250px

A campanha Janeiro Branco da Prefeitura de Bom Jesus da Lapa, realizada através da Secretaria de Saúde, DAE e CAPS III EMÍLIA PEREIRA VALVERDE, foi iniciada esta semana  com foco na conscientização da comunidade quanto aos cuidados com a saúde mental, principalmente neste momento que a sociedade encara novos desafios.

Uma programação especial foi montada para que as discussões sobre saúde mental sejam feitas e cheguem até a população. Então no dia 15/01 (sexta-feira) às 19 horas nas redes do município de Bom Jesus da Lapa (www.facebook.com/PMBJLapa), será realizado um seminário online, direcionada a população de um modo geral.

BahiaFArmShow-350x250px

De acordo  gerente do CAPS III,  João Paulo Oliveira, Bom Jesus da Lapa se consolida como um vasto campo e referência em saúde mental na Bahia. “A Campanha Janeiro Branco demonstra isso, tendo sua adesão por instituições e empresas na promoção da saúde mental. O movimento toma uma proporção social muito grande. O Governo Eures Ribeiro que sancionou nossa Lei no Município foi o grande incentivador do nosso trabalho e o Governo Fabio Nunes consolida.”, afirma.

“Neste ano, para além de trabalhar a saúde mental da população, abordaremos em um grande evento online com a participação de grandes profissionais e renomados nacional e internamente para abordarmos a saúde mental dos trabalhadores da saúde”, afirma João Paulo.

O ano de 2020 foi marcado por mudanças na rotina da população e as consequências emocionais do cenário pandêmico devem gerar impactos na saúde mental da população, já considerada preocupante. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é considerado o país mais ansioso do mundo e o quinto mais depressivo.

Com a campanha Janeiro Branco pretende-se difundir um conceito ampliado de saúde mental e saúde emocional, levando em conta a nova conjuntura causada pela pandemia.