Prefeitura de Bom Jesus da Lapa oficializa  doação de  terreno de 60 hectares para o Centro Multidisciplinar da UFOB

0
GrupoSCosta-350x250px

A prefeitura de Bom Jesus da Lapa oficializou a doação do   terreno para a Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) implantar um novo campus na cidade, o Centro Multidisciplinar. Com 60 hectares, a cerimônia de assinatura  de doação definitiva da área foi feita na manhã desta terça-feira(10), no auditório da instituição em Bom Jesus da Lapa. A área é situada próximo a nova rodoviária, ao lado da BR-160, na saída para Paratinga.

A cerimônia contou  com a participação do prefeito Eures Ribeiro, do vice-prefeito Carlos Costa,  do Reitor da UFOB, professor Jacques Antonio, do Vice-Reitor, Antônio Oliveira, do Diretor do Centro Multidisciplinar da UFOB local, Tony Silva, da Diretor do Campus XVII da UNEB, Cynara Sento-Sé,  além de representações do IF Baiano, da Subseção da OAB, do secretariado municipal, de diversas autoridades acadêmicas e estudantes. 

No uso da fala, o Diretor do Centro Multidisciplinar da UFOB , Tony Silva agradeceu a prefeitura de Bom Jesus da Lapa pelo “presente”, e empenho dos vereadores pela aprovação do projeto de doação do terreno para a instituição, encaminhado pelo prefeito Eures Ribeiro. 

Ele destacou que a área é estratégica para UFOB, já que existe um potencial na região onde a área está inserida, já que é próxima a parques solares, e tem outros potenciais. E a instituição  tem projetos para desenvolver na  área, além de ser próxima ao perímetro urbano.

Representando todos os secretários e servidores da gestão municipal, o Secretário de Finanças Gildásio Rodrigues Júnior, falou um pouco da história da universidade pública no Brasil, lembrando que era difícil para os filhos de Bom Jesus da Lapa e da região fazer um curso superior em outras épocas, já que precisavam sair para outros lugares, como o Sul e Sudeste, já que  Bahia, especialmente no interior,  não oferecia oportunidade de estudo superior.

E destacou que a chegada da UFOB em Bom Jesus da Lapa, em 2013, na gestão do prefeito Eures Ribeiro, foi motivo de muita festa, já que o município passou a ter de verdade um Campus da Universidade Federal, e na época lutou para  ter os melhores cursos. E que a gestão não mediu esforços para oferecer um espaço para a instituição, assumindo até hoje. “A prefeitura a parceira da universidade, e sempre vai ser parceira. E hoje estamos aqui mais uma vez para dá um outro avanço, que é a doação da área do futuro campus da UFOB. Consolidando mais uma vez, de forma definitiva, a Universidade em nosso município”.

A Diretora do Campus XVII da UNEB, Cynara Sento-Sé, afirmou que é uma grande conquista para a sociedade lapense a  UFOB  ganhar uma área para construir seu campus  na cidade, já que sem uma sede própria dificulta o crescimento da instituição na cidade. E que o prefeito de Bom Jesus da Lapa, é parceiro da educação superior pública no município, já que o terreno que a UNEB está construindo seu novo Campus também foi doação da prefeitura. 

“Durante esse período da gestão de Eures ele foi parceiro da UNEB. Parceiro o tempo todo, desde a disponibilização de estagiário, ao material de limpeza para o nosso departamento, devido uma crise orçamentária em uma época específica que o Campus passou. E eu vejo que Eures continua nesse objetivo de apoio ao ensino superior, agora com a UFOB”, disse.

O prefeito Eures Ribeiro iniciou o seu discurso afirmando que diante da importância da UFOB para o município, a gestão ofereceu o que tinha de melhor para acolher a instituição, alugando o  Prédio da antigo Colégio São Vicente de Paulo, considerando a importância que o espaço tem para a história educacional da cidade, lembrando o nome de vários professores e alunos que estudaram na escola. E frisou que na opinião dele, o   melhor lugar para construir o  Campus da UFOB em Bom Jesus da Lapa é na antigo Colégio São Vicente de Paulo, já que vários investimentos já foram feitos no local, e tem espaço para fazer novos investimentos.  “Esse lugar é um patrimônio do município, e a universidade já fez um grande investimento aqui. Por isso eu começo uma campanha aqui – que o bispo[Dom João Cardoso] não me escute, mais eu acho que o melhor lugar para fazer o campus na cidade de Bom Jesus da Lapa seria aqui, no Colégio São Vicente”, disse. 

Ele destacou, que é muito importante a UFOB ter recebido  um terreno da prefeitura e outro da  Codevasf, e disse que se o Governo do Estado  também doar uma área para  a instituição, será bem vindo. E deixou claro, que se a UFOB  vender o terreno doado pela prefeitura, não terá nenhum impedimento, desde que o valor seja investido no Campus da instituição do município. E firmou, que doou uma área na cidade, porque é complicado para os estudantes de longe da sede, apresentando como  exemplo o Campus do IF Baiano, que os alunos precisam de transporte para chegar ao local.

Ribeiro afirmou que a universidade é um espaço de liberdade, onde as decisões são construídas de forma democráticas com muito debate, e se não fosse assim não seria um espaço de formação. E ela [universidade] tem que continuar com essa essência. “Por isso estamos doando uma área de 60 hectares para UFOB que custa 5 milhões, e dando a vocês a  liberdade para  decidirem fazer o que for melhor. Se vocês entenderem que lá não é para construir, e que o melhor lugar é a área  que a Codevasf deu, ou decidirem  ficar por aqui por ser a  melhor opção, a liberdade é de vocês. Porque, quem sabe qual a melhor escolha não sou, mas vocês que constroem   o saber e sabem o que é o melhor”, destacou.

Já o Reitor da UFOB, professor Jacques Antonio, agradeceu o apoio incondicional do município a universidade, pela doação da área. E também das instituições federais e da população. Ele fez uma analise da conjuntura do país, falando um pouco da história da universidade pública no país, que vive um momento de desafio, considerando a distorção que tem sido feita no atual contexto político do país envolvendo o tema. E que quando a universidade pública é atacada, toda a população  também é, já  que  as instituições de ensino  são patrimônios do povo brasileiro, e precisam ser defendidas. 

Ele agradeceu a prefeito pela doação, e o corpo docente e acadêmico pelo trabalho que tem sido feito em Bom Jesus da Lapa,  dentro e fora da universidade,  colocando o  Campus em destaque.

A Região de Bom Jesus da Lapa tem vocação para o desenvolvimento de tecnologias de energias renováveis e é sobre essa premissa que se norteia o futuro da UFOB em relação a novos cursos de graduação e pós graduação.

Clique AQUI e curta nossa página  no Facebook, e fique atualizado diariamente.