Vereador de Bom Jesus da Lapa dispara: “A BA 160 é a maior vergonha do meu governo”

2
GrupoSCosta-350x250px

Na sessão da câmara de vereadores desta quinta-feira(5), em Bom Jesus da Lapa, o vereador Romeu Thessing (PCdoB) fez duras críticas ao Governo da Bahia, Rui Costa, diante da situação de abandono que se encontra a BA 160. “A BA 160 é a maior vergonha do meu governo, meu governo, o governo do PT, em deixar quatro mil e poucas famílias nessa situação”.

Essa é a segunda vez no ano que vereadores da base de apoio de Rui Costa cobram uma solução para esta estrada que fica localizada proximo a território quilombolas e liga Bom Jesus da Lapa à cidade de Malhada.

No mês de junho o vereador Davi Arcanjo (PT) apresentou um requerimento pedindo, de forma emergencial, o patrolamento. Na época vários vereadores citaram diversos acidentes e mortes nos 12 anos da BA 160, em função das péssimas condições da estrada.

Há época o vereador Leonel (PCdoB) afirmou: “Doze anos de governo do PT, essa região toda a vida, 100% votou no PT, é uma ingratidão. A pior estrada existe no Brasil, é a estrada que liga Bom Jesus da Lapa a cidade de Malhada, nós temos que tomar providência se o governador não faz”, disse.

Na última visita que Rui Costa fez no município de Paratinga nossa equipe do Notícias da Lapa entrevistou o governador, e perguntou sobre o assunto.

 Pergunta: “Governador, qual a posição do Sr. sobre a recuperação da BA 160 que liga as cidades de Bom Jesus da Lapa a Malhada, região formada por diversas comunidades quilombolas, mas que está abandonada e intrafegável?”

O governador Rui Costa respondeu: “Nós iremos recuperar a BA 160. Até o final do ano nos faremos a licitação para recuperação dessa estrada”.

Na sua última visita em Bom Jesus da Lapa, realizada no dia 28 de setembro, onde inaugurou o Complexo Solar Lapa, por meio de um pedido do vereador Davi Arcanjo, Rui afirmou que iria cascalhar a BA 160.

Diante de mais uma afirmativa do Governador, caberá agora aos representantes do Executivo e Legislativo dessa região, prefeitos, vereadores e deputados, mobilizarem-se para que seja confirmada a recuperação da BA 160.

A BA 160 começa em Ibotirama e termina em Malhada, sendo a principal estrada que liga Bom Jesus da Lapa a dezenove comunidades, a maioria delas quilombola, onde está localizada uma das primeiras comunidades quilombolas reconhecidas no Brasil, Rio das Rãs.

A respectiva estrada foi inaugurada em 1990 e liga os municípios de Malhada a Bom Jesus da Lapa. Na época a intenção era escoar a produção do projeto Formoso em Bom Jesus da Lapa, inclusive, a estrada era um importante elo para o Norte de Minas Gerais. Com o tempo, foi esquecida, sendo considerada oficialmente pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) por diversas vezes como uma das piores do Brasil, mesmo assim o governo estadual não se mobilizou para recuperar esta importante via que dá acesso a essas comunidades.

2 COMENTÁRIOS

  1. É preciso cobrar do Governador, não importa o partido, sem estradas em época das chuvas a vida da população fica muito mais difícil.
    Acompanhei e cobrei do Prefeito de Serra do Ramalho e da CODEVASF, DENIT e sei lá mais quem o asfalto do (Eixo 1) que liga Bom Jesus da Lapa as Agrovilas 01. 03,05, 07 e 09 na época o Prefeito era o Carlos Caraíbas e nada foi feito ali.
    Patrolamento não resolve, qdo chove, a situação volta… O povo precisa de estradas asfaltadas.
    Sabemos que existem muitas demandas, mais sem estradas a vida se torna mais difícil.
    Agora estou confiante que o Prefeito Ítalo Rodrigo possa se empenhar mais… Lá tem asfalto no eixo 02 que ajuda pra quem usa e não pra todos!
    Vamos continuar cobrando.

  2. vereador Romeu Thessing (PCdoB) parabéns!
    Tem muitos que só querem ocupar o cargo e receber e não se preocupam com as demandas de seus eleitores.

Comments are closed.