Anvisa manda recolher fórmulas infantis por suspeita de contaminação

0
GrupoSCosta-350x250px

por Folhapress

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) determinou o recolhimento de fórmulas infantis das marcas Human Milk Fortifier, Similac PM 60/40, Similac, Alimentum e EleCare, da Abott Nutrition. O alerta foi feito após a agência reguladora dos Estados Unidos, o FDA, começar a investigar a morte de um bebê e a internação de outros quatro depois de consumir esses produtos.

BahiaFArmShow-350x250px

De acordo com comunicado do órgão, três desses bebês apresentaram infecção pela bactéria Cronobacter sakazakii, que tem alta taxa de fatalidade entre recém-nascidos. O FDA disse ter encontrado várias amostras de Cronobacter nas instalações da Abott na cidade de Sturgis, no estado norte-americano do Michigan.

A empresa, no entanto, informou que não detectou essas bactérias no produto e que o recolhimento é “preventivo”.

Nenhuma dessas marcas têm registro ativo no Brasil. A Anvisa recomendou aos consumidores que evitem comprar fórmulas infantis importadas pela internet, pela dificuldade em conhecer a origem e a regularidade do produto.

As fórmulas afetadas têm um número de vários dígitos na parte inferior da embalagem, começando com os dois primeiros dígitos entre 22 e 37, contendo K8, SH ou Z2, e têm como data de validade 1º de abril de 2022 ou posterior.

No último dia 10, a Anvisa informou que o representante da Abott Nutrition no Brasil disse que não houve importação dos produtos que estão sendo recolhidos.

A agência disse estar investigando quais produtos foram comercializados pela empresa no país, e proibiu a importação, comercialização, distribuição, propaganda e uso dos lotes suspeitos. A empresa pode ser contatada pelo telefone 08008912690 ou pelo email [email protected].

O Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendam o aleitamento materno até os dois anos de idade ou mais e de maneira exclusiva até os seis meses de vida.