Butantan interrompe produção de Coronavac por falta de envio de insumos da China

0
GrupoSCosta-350x250px

Agência Brasil

Fotos: Divulgação/Sesab

O Instituto Butantan vai interromper a produção da vacina contra o novo coronavírus (covid-19), CoronaVac, a partir desta sexta-feira (14), por falta de insumos. A parada se deve a indefinição do governo da China em liberar o IFA (Ingrediente Farmacêutico Ativo), essencial para a fabricação do imunizante, segundo o diretor do Instituto, Dimas Covas.

Covas firma que era aguardada a chegada de 10 mil litros de IFA, mas que o produto não teve o envio ao Brasil autorizado pela China. “Segundo o embaixador chinês, essa autorização não vai se cumprir. A qualquer momento, aguardamos essa confirmação, mas até o momento, a liberação não irá ocorrer”, afirmou.

BahiaFArmShow-350x250px

A China é fornecedora de matéria-prima para a produção tanto da CoronaVac, do Instituto Butantan, como da vacina de Oxford, produzida pela Fiocruz. A CoronaVac corresponde a aproximadamente 75% das vacinas contra a covid aplicadas no Programa Nacional de Imunização (PNI).

O governo de São Paulo, em especial o governador João Doria (PSD), atribui o impasse a declarações de integrantes do governo brasileiro contra os chineses. De acordo com o Butantan, até a chegada de novos lotes do IFA, os setores vão assumir a produção da vacina da gripe.