Dia D de vacinação contra sarampo neste sábado é para público de 5 a 19 anos

0
GrupoSCosta-350x250px
Vacina deve ser feita por pessoas com esquema incompleto.

Pessoas entre cinco e 19 anos que não têm esquema vacinal completo da vacina tríplice viral devem se imunizar contra o sarampo na campanha nacional que tem previsão de término em 13 de março. Este sábado (15), será o Dia D de Mobilização Nacional para atualização da caderneta de vacinação nesta faixa etária. O atendimento será exclusivo para o público-alvo da campanha – dos cinco aos 19 anos.

Em Bom Jesus da Lapa, 14 locais de vacinação estarão abertos no município para imunização,  funcionando das 8h às 13h.

A intenção da campanha nacional é atualizar a caderneta de quem não fez nenhuma dose da vacina ou realizou apenas uma. Até os 29 anos, o esquema vacinal é duas doses da tríplice viral.

BahiaFArmShow-350x250px

Imunização

A vacina tríplice viral, que imuniza contra sarampo, caxumba e rubéola, está disponível para a população na rotina de serviços das unidades de saúde durante todo o ano para pessoas na faixa etária de seis meses a 49 anos.

Atualmente, o esquema vacinal contra sarampo inicia aos seis meses de idade com uma dose extra da tríplice viral, seguindo o esquema de rotina aos 12 meses de idade e complementação com uma segunda dose a ser realizada com a vacina tetra viral aos 15 meses de idade. Pessoas até 29 anos sem vacinação, devem receber duas doses. Para adultos de 30 a 49 anos sem vacinação, a recomendação é dose única da tríplice viral.

“O sarampo é uma doença grave e o vírus é de alta transmissibilidade, que pode causar a morte do paciente, principalmente quando atinge crianças. A vacina é a única forma de proteção contra o sarampo e as pessoas devem ficar atentas para completar o esquema vacinal”, alerta Lais.