Ministério da Saúde muda diretriz e orienta procura por atendimento médico já nos sintomas iniciais da Covid-19

0
GrupoSCosta-350x250px
Antes, a diretriz indicava a busca por ajuda profissional apenas em caso de sintomas mais graves da doença Foto: Divulgaçã

O Ministério da Saúde anunciou a alteração do protocolo médico para pessoas que sentirem sintomas leves de Covid-19, passando a orientar que tais pacientes procurem um médico. Antes, a diretriz indicava a busca por ajuda profissional apenas em caso de sintomas mais graves da doença.

“Nós aprendemos, ao longo da pandemia, que, ao aguardar em casa, os pacientes chegam aos hospitais em quadros clínicos mais agravados. O tratamento precoce tem uma resposta mais assertiva, evitando a piora do paciente e diminuindo a necessidade do uso de respiradores”, disse o secretário-executivo da pasta, Elcio Franco.

O Brasil tem verificado um avanço da pandemia pelo interior do País, enquanto o número de infecções diminui nos grandes centros, segundo o ministério. Mais de 96% dos municípios brasileiros já registraram casos da doença, enquanto 51% das cidades tiveram óbitos por coronavírus.

São Paulo segue sendo o Estado brasileiro mais afetado pela doença, com quase 350 mil casos confirmados e mais de 17,1 mil mortes.