No Senado, Weintraub diz que erros do Enem foram exagerados por ‘militantes’

0
GrupoSCosta-350x250px
O ministro da Educação, Abraham Weintraub, durante sessão no Senado para responder sobre erros no Enem 2019 e no Sisu Foto: Reprodução/TV Senado

O ministro Abraham Weintraub minimizou as falhas na correção do Enem e os problemas de acesso no Sisu, em declaração à Comissão de Educação do Senado hoje (11).

O titular da Educação repetiu o posicionamento de que os estudantes levaram apenas “um susto” pe reafirmou que “absolutamente todas as provas foram rechecadas”.

“Antes de abrir o Sisu, isso já estava corrigido. Estatisticamente, o impacto na nota de corte não é significativo, é zero”, disse.

BahiaFArmShow-350x250px

Weintraub afirmou que existiria três grupos de pessoas que procuraram o MEC para reclamar de problemas no exame. Um deles seria formado por “militante, que se fazia passar por um aluno, entrava colocando terror na rede, e a gente descartava”.

O segundo seria de “pessoas que não estavam entendendo o processo e nós orientamos”.

E o terceiro grupo seria de “alunos que foram mal, mas disseram que a culpa era do Weintraub. Os pais nos procuraram, nós checamos as provas e vimos que haviam tirado a nota mesmo”.

Quanto aos problemas de acesso ao Sisu, Weintraub atribuiu ao volume de pessoas que entrou no sistema ao mesmo tempo.

“Das quatro milhões de pessoas que fizeram o Enem, quantas querem acessar o Sisu no primeiro dia, na primeira hora? Todas. Então, num primeiro momento, o sistema vai sendo sobrecarregado, existe uma lentidão”, afirmou.