Câmara de Bom Jesus da Lapa aprova nome de Avenida em homenagem a Airton Gringo

0
GrupoSCosta-350x250px
Foto: arquivo da família
O Legislativo Lapense aprovou por unanimidade na última terça-feira(22), um indicação do vereador Neto Magalhães(DEM), que presta homenagem a Airton Almeida Gringo, responsável por promove a cultura da vaqueja em Bom Jesus da Lapa,   falecido em 2012, atribuindo seu nome a Estrada Velha, “Lapa-Paratinga”, no final da  Avenida São Miguel, nas Salinas.
Justificando a solicitação, o vereador afirmou que Airton Almeida Gringo nasceu em Bom Jesus da Lapa. Descendente de uma família tradicional, filho de Wilson Alves Gringo e Leonidia Almeida Gringo, residiu e passou a sua infância e parte de sua juventude no município.  “Aos 18 anos de idade, foi servir ao Exército Brasileiro na cidade de Barreiras –Bahia locado no 4º BEC, depois de alguns anos saiu do Exército e foi servir a Polícia Militar do Estado da Bahia”, relembrou.

Ele frisou que ao sair da  Polícia Militar em 1984, Airton  voltou a residir em Bom Jesus da Lapa,  onde foi  pai de oito filhos. “Morou em um sítio chamado Barrocão, localizado as margens direita do rio São Francisco, nessa mesma localidade começou a desenvolver atividades de agricultura e pecuária. Logo depois no ano de 1989 mudou-se para a Fazenda Facão, situada ao lado do Matadouro Municipal na estrada velha Lapa-Paratinga, onde nas proximidades existia somente três vizinhos Enésio Vieira, Nelson Bolão e Alfredo Magalhães. Na mesma Fazenda Facão, em 1990, fundou e realizou o 1º Parque de Vaquejada na cidade de Bom Jesus da Lapa nomeando de Parque Otacílio Martins de Almeida, nos anos seguintes continuou promovendo eventos de vaquejada e entre os anos de 1991 a 1992 realizaram algumas mudanças na estrutura do respectivo Parque”, destacou o parlamentar.

“No ano de 1997 renomeou o Parque de Vaquejada para “Parque São Jorge”, onde continuou promovendo grandes eventos de Vaquejada até o ano de 2011. Neste mesmo ano descobriu que estava doente e passou a fazer tratamento de saúde. Devido o agravo da doença infelizmente veio a óbito em 26 de Abril 2012”, disse.

Neto finalizou ressaltando que a proposta une o interesse da comunidade, por ser um reconhecimento a  um dos primeiros moradores e fundador do Parque de Vaquejada, que contribui bastante para o desenvolvimento sociocultural com as “festas ali promovidas, deixando assim sua marca na história de Bom Jesus da Lapa, de forma positiva, uma vez que a Vaquejada faz parte da cultura de um povo, por ser uma atividade recreativo-competitivo com características de esporte no Nordeste Brasileiro”, explicou.