Distrito de Irrigação Formoso(DIF) comemora 35 anos de história

0
GrupoSCosta-350x250px

 

Sede do DIF no setor 33/Foto: ilustrativa/reprodução

O Distrito de Irrigação Formoso – DIF de Bom Jesus da Lapa foi concebido através da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), juntamente com os primeiros produtores do Perímetro Formoso no ano de 1988, com a finalidade de fazer a gestão do Perímetro de Irrigação no município de Bom Jesus da Lapa – Bahia.

Neste seu aniversário de 35 anos de existência o DIF comemora muitos desafios superados, contas saneadas e uma administração transparente e participativa, contribuindo com o Perímetro no sentido de garantir o posto de grande produtor nacional de frutas, bem como, a geração de empregos e renda em toda a região.

BahiaFArmShow-350x250px

Grandes avanços foram registrados. O Formoso evoluiu de uma área implantada de 4 mil para atualmente 12.100 mil hectares, rendendo 180 mil toneladas de banana ao ano e garantindo 10 mil empregos diretos, 12 mil indiretos, números que contribuem com cerca de 33% do PIB do município de Bom Jesus da Lapa.

O Distrito de Irrigação é referência no processo de gestão e possui uma segurança jurídica que tem tornado o trabalho junto com seus associados (produtores rurais), funcionários e parceiros como o Sindicato dos Produtores Rurais, Frutas Oeste, Sebrae, Senar e Embrapa e Codevasf reconhecido e cada vez mais forte.

São 35 anos com muitos motivos para festejar e, graças a sua gestão eficiente, com responsabilidade social, e parcerias o Distrito pode continuar avançando para escrever novos capítulos de sucesso que permitirão inúmeras conquistas para a cidade de Bom Jesus da Lapa e região.