Espetáculo “Inderna de intão” será em Bom Jesus da Lapa neste sábado

0
GrupoSCosta-350x250px

 

Ator Graça Veloso no monólogo “Inderna de Intão”

O monólogo Inderna de Intão, criado e interpretado por Graça Veloso, ator, diretor e professor de artes cênicas na UnB, será apresentado no Colégio Estadual Monsenhor Turíbio Vilanova, em Bom Jesus da Lapa, neste sábado (21),  às 20h. A entrada é gratuita.

Inderna de Intão – cuja expressão significa DESDE QUANDO – é uma tragicomédia sertaneja  que conta a história de uma velha sertaneja, viúva, que DESDE QUANDO o marido se foi, passou a conviver com os fantasmas de seu passado, contando as histórias de como seus animais morreram, como conhecidos desapareceram ou como ela perdeu uma ou outra coisa que amava. É um mergulho na alma interiorana do estado de Goiás, com seus causos cômicos e suas religiosidades.

BahiaFArmShow-350x250px

Graça Veloso é doutor em artes cênicas, pós-doutor em arte e cultura visual e autor dos livros “A Visita do Divino: voto folia festa espetáculo”, “Benedito: imaginário e tradição no interior de Goiás e o teatro gestual da Cia. dos homens”, além de “Inderna de intão”.

Oficina de dramaturgia e tradição

Durante sua estadia na região, o professor Graça Veloso ministrou  a oficina Dramaturgia e Tradição. O objetivo foi despertar o olhar para as espetacularidades extracotidianas das cenas que compõem o conviver e o estar juntos em festa.

Esta ação é um iniciativa da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec) para estimular a produção das artes da cena nesta região são-franciscana. Em novembro, entre os dias 16 e 18, o espetáculo e a oficina acontecerão em Barreiras.

FICHA TÉCNICA:

Produção: Coletivo Nonô/Afeto Grupo de Pesquisa em Etnocenologia/CNPq/UnB.

Faixa etária: LIVRE

Criação e Interpretação: Graça Veloso

Direção: B. de Paiva

Operação de Som: Xandy Veloso

Fotografia: Lívio Soares de Medeiros