Prefeito de Iuiu preside reunião com secretária estadual de Saúde e 23 prefeitos do Consórcio Interfederativo de Saúde do Alto Sertão; “estamos avançando”

0
GrupoSCosta-350x250px
Reinalldo Goes – Presidente do CIS Alto Sertão

Reinalldo Góes, prefeito da cidade de Iuiu, é presidente do Consórcio Interfederativo de Saúde do Alto Sertão. Entidade que reúne 23 cidades da região. Coube a ele presidir na manhã dessa terça-feira (05), uma das reuniões presenciais mais importantes do CIS, que contou com a presença da secretaria estadual de saúde Tereza Paim, prefeitos, prefeitas e secretários de saúde dos 23 municípios.

Desde meados de 2021 como presidente do Consórcio Interfederativo de Saúde do Alto Sertão (CIS), Reinalldo Góes tem buscado o diálogo constante com seus colegas prefeitos e com o Governo.

Na reunião de terça-feira, além da Secretária estadual de Saúde em exercício , estiveram presentes Luiz Caetano, secretário de Relações Institucionais do Governo Rui Costa e parlamentares.

BahiaFArmShow-350x250px

De acordo o CIS, o encontro foi para ajustar os critérios de regulação na transferência de pacientes para o Hospital Geral de Guanambi (HGG), já que é a Unidade de Saúde responsável por atender pacientes que residem nos municípios consorciados das 23 cidades e que também necessitam de vagas na saúde de média e alta complexidade.

Reinalldo Góes, avaliou que a reunião foi muito proveitosa e com encaminhamentos positivos. “Já faz um tempo que a gente tinha reivindicado essa reunião. Aos poucos vamos avançando com a Saúde da região”, disse.

O prefeito de Iuiu ainda pregou entendimento e esclareceu que “o objetivo do encontro não foi culpar nenhum prefeito pela não construção do Hospital, principalmente Guanambi”.

De acordo com a secretaria Tereza Paim, a proposta é direcionar o hospital regional de Guanambi apenas para a média e alta complexidade nas especialidades clínicas, cirúrgicas, obstétricas e pediátricas, a exemplo da neurocirurgia e o parto de alto risco. Com isso o atendimento aos pacientes mais graves vai ser ampliado e a necessidade de transferências para a capital ou outras regiões vai ser reduzida. A reorganização da rede assistencial na região vai possibilitar o fortalecimento de hospitais municipais e de pelo menos quatro hospitais complementares ao regional de Guanambi nos municípios de Caculé, Riacho de Santana, Palmas de Monte Alto e Caetité.