Secretaria de Agricultura inicia vistorias em propriedades rurais para emissão do SIM em Bom Jesus da Lapa

0
GrupoSCosta-350x250px
Foto: divulgação

A prefeitura de Bom Jesus da Lapa através da, Secretaria de Agricultura, deu o pontapé para emissão do Serviço de Inspeção Municipal (SIM). Nessa quinta-feira(20), os Técnicos da secretaria de Agricultura, e médico veterinário do Consórcio velho Chico, iniciaram visitas técnicas para atender a demanda dos produtores e orientá-los a se enquadrar à Legislação Municipal. As vistorias começaram pela propriedade do Senhor Valdemir Ribeiro na comunidade do Juazeirão.

Divulgação

O certificado é um selo de qualidade do produto, que poderá ser produzido em maior quantidade e vendido nos mercados dos municípios do Territorio velho Chico. O SIM assegura vantagens aos produtores. Entre elas a segurança para produzir. Além dos agricultores, quem ganha é o consumidor, que ficará mais tranquilo quanto a origem e higiene dos produtos que compra.

Todo o processo de inspeção é de responsabilidade do Veterinário do Consórcio, que avalia as condições de trabalho e de produção. Com o apoio técnico, os produtores rurais, em especial da agricultura familiar, terão condições de produzir dentro da legalidade, incrementar a renda e aquecer a economia ao abastecer o mercado regional.

BahiaFArmShow-350x250px

“A visitas foi feita com objetivo de orientá-lo para obtenção do selo e assim ficar apto a comercializar o produto. O SIM fornece um selo de garantia que atesta a qualidade dos produtos de origem animal. Com ele, o pequeno produtor tem a possibilidade de vender a produção em estabelecimentos comerciais que, por questões sanitárias, exigem a certificação dos fornecedores”, disse O Secretário Marcos Haiala.

Divulgação

A emissão do selo requer um investimento do produtor. O Consórcio juntamente com a prefeitura se compromete a fazer as vistorias técnicas e orientá-los em caso de adequação do espaço utilizado para manuseio e acondicionamento dos produtos até a comercialização.
O produtor que desejar requerer o Selo do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) deve solicitá-lo na Secretaria de Agricultura.

Informações da Secretaria de Agricultura