Estudante de escola pública de Xique-Xique está entre os 28 do país que alcançaram nota 1000 na redação do Enem

0
GrupoSCosta-350x250px

Por Aratu on

Crédito da Foto: divulgação/Secom GOV-BA

O estudante Helder dos Santos Lima, 19 anos, do município baiano de Xique-Xique, a cerca de 560 quilômetros de Salvador, está entre os 28 do país que alcançaram a nota mil no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020.

Filho de professora e porteiro, Helder nasceu em Xique-Xique, e também teve residência fixa em Gameleira do Assuruá, no município de Gentio do Ouro, onde estudou por todo o Ensino Fundamental. Já o 1° e 2° ano do Ensino Médio foram cursados no Colégio Estadual Maria Quitéria, localizado em Itajubaquara, outro distrito de Gentio do Ouro. No terceiro ano do ensino médio, o jovem estudou no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, onde concluiu os estudos.

BahiaFArmShow-350x250px

Ele conta que os pais sempre deram apoio para que ele estudasse. “Venho de uma família simples em que poucos tiveram acesso ao estudo, mas, mesmo assim, sempre fui estimulado a estudar para garantir o melhor no meu futuro. Estou muito feliz e grato, principalmente aos meus pais, Juliana e Nilton, que sempre me deram incentivo para eu atingir esta conquista”, diz.

Em 2018, ele passou a ter uma rígida rotina de estudos nos três turnos, intercalando com treinos em casa, no colégio, e no cursinho do UPT, programa do Governo do Estado da Bahia que se destina ao fortalecimento das aprendizagens e à preparação dos estudantes concluintes e egressos das redes públicas de ensino estadual e municipais para os processos seletivos de ingresso no Ensino Superior.

Em 2018, Helder conta que fez Enem pela primeira vez, alcançando 680 pontos na redação. Na época, ele passou em primeiro lugar no curso de direito da Universidade Federal de Goiás. Em 2019, mesmo no ensino superior, ele voltou a fazer a prova, e tirou 880.

Em 2020,  cerca de 2,4 milhões de candidatos fizeram as provas do Enem.