Governador Rui Costa e 22 Prefeitos do Consórcio de Saúde do Alto Sertão definem em conjunto novas medidas de enfrentamento a Covid na região

0
GrupoSCosta-350x250px

 

Rui Costa / Serin/ Arquivo

O Governador Rui Costa e os vinte e dois prefeitos e prefeitas que integram o Consórcio Interfederativo de Saúde do Alto Sertão participaram na tarde desta quinta-feira (04), de uma reunião (vídeo conferência) onde foi discutida a situação causada pela Covid-19 na região Sudoeste do Estado.

Os números impressionam com a explosão de novos casos diários e mais mortes em decorrência de complicações da doença. Impressiona também o número de 300 pacientes aguardando transferência para unidades especializadas e busca de leitos de UTI.

Na reunião ficou acertado que serão tomadas medidas conjuntas, entre o governo e prefeituras, na tentativa de evitar o colapso total do sistema de saúde na Bahia. O presidente do Consórcio Interfederativo de Saúde do Alto Sertão, o prefeito da cidade de Iuiu, Reinaldo Góes, se mostrou preocupado com o cenário dizendo que “já são mais de 300 pacientes aguardando um leito de UTI, inclusive em nosso município [Iuiu] temos uma paciente que necessita de transferência urgente, mas lamentavelmente não existe a vaga”.

O governador Rui Costa, com a aprovação dos prefeitos, editará um novo decreto estabelecendo novas medidas, iniciando nessa sexta-feira, com validade até a próxima quarta-feira (10).

“Precisamos da união de toda a população dos nossos municípios na adoção do cumprimento das medidas de prevenção. Somente nas últimas 24 horas foram 1.910 vidas perdidas para a Covid. Evite aglomerações, mantenha o distanciamento social, use máscara e se cuidem”, pediu.

O novo decreto estadual, permite apenas o funcionamento dos serviços essenciais, a partir desta sexta-feira (5) até as 5h da próxima quarta-feira (10).

Estarão liberadas as atividades relacionadas à saúde e comercialização de gêneros alimentícios e feiras livres, além do transporte e do serviço de entrega de medicamentos e demais insumos necessários para manutenção das atividades de saúde.

São considerados serviços públicos essenciais, cuja prestação não admite interrupção, as atividades relacionadas à segurança pública, saúde, proteção e defesa civil, fiscalização, arrecadação, limpeza pública, manutenção urbana, transporte público, energia, saneamento básico e comunicações.

As medidas valem para os seguintes municípios: Caculé, Caetité, Candiba, Carinhanha, Feira da Mata, Guanambi, Ibiassucê, Igaporã, Iuiu, Jacaraci, Lagoa Real, Licínio de Almeida, Malhada, Matina, Mortugaba, Palmas de Monte Alto, Pindaí, Riacho de Santana, Rio do Antônio, Sebastião Laranjeiras, Tanque Novo e Urandi.

Fica proibida a venda de bebida alcoólica em quaisquer estabelecimentos, inclusive por sistema de entrega em domicílio (delivery), das 18h de 5 de março até as 5h de 8 de março. Os atos religiosos litúrgicos poderão ocorrer, respeitados os protocolos sanitários estabelecidos, especialmente o distanciamento social adequado e o uso de máscaras, bem como com capacidade máxima de lotação de 30%.

Ficam suspensos, no período de 5 de março até as 5h do dia 10 de março, os atendimentos presenciais do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) nos 22 municípios. Também ficam suspensas nesses municípios, de 5 de março até as 5h de 10 de março, as atividades presenciais nos órgãos e entidades da Administração Pública Estadual não enquadrados como serviços públicos essenciais, devendo ser adotado o regime de trabalho remoto.