Operário morre após ser atingido por máquina em canteiro de obra da Fiol, em São Desidério

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Acidente aconteceu em trecho da FIOL na cidade de São Desidério — Foto: Ivonaldo Paiva/Blog Braga

Um operário morreu depois de ser atingido na cabeça por uma máquina tipo betoneira, enquanto trabalhava em um trecho da construção da Ferrovia Oeste-Leste (Fiol). O acidente de trabalho aconteceu, no povoado de Almas, em São Desidério, cidade do oeste da Bahia, na tarde de quarta-feira (30).

A vítima foi identificada como Robson Gonçalves da Silva, de 34 anos, e era natural de Barreiras, município vizinho. De acordo com testemunhas, Robson subiu no equipamento para colocar materiais de construção da massa, quando uma das hélices da máquina o atingiu na cabeça.

Acidente aconteceu em trecho da FIOL na cidade de São Desidério — Foto: Ivonaldo Paiva/Blog Braga
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Ele não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local. O corpo do trabalhador foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Barreiras, para exame de necropsia, e liberado para a família na manhã desta quinta-feira (31). Informações sobre o sepultamento não foram divulgadas.

Sobre a Fiol

O trecho onde o caso ocorreu morreu faz parte dos 18 km das obras da ferrovia, que o presidente Jair Bolsonaro (PL) visitou em 2020. Na ocasião, ele esteve na cidade para assinar um termo de compromisso e parceria entre a Construtora Engenharia, Construções e Ferrovias S/A (Valec) e o Exército Brasileiro, para a construção.

A extensão corresponde a cerca de 0,8% do trecho baiano da FIOL que, quando for entregue, vai ter 1.500 km de extensão entre Barreiras, no oeste baiano, e o Porto Sul, em Ilhéus. Segundo a Valec, empresa ligada ao Ministério dos Transportes e responsável pelas obras da FIOL, a meta estabelecida pelo Ministério da Infraestrutura é de que, até o final de 2022, 85% da obra tenha sido concluída.

As obras de construção da Fiol começaram em 2011, em uma parceria entre os governos federal e da Bahia. No entanto, por falta de verbas, foi paralisada entre 2015 e 2017. Quando for concluída, a ferrovia deve reduzir os custos de transporte de grãos, álcool e minérios destinados ao mercado externo. (G1/Bahia)