Prefeitura de Carinhanha encerra nesta terça-feira o “Março com Elas”

0
GrupoSCosta-350x250px

 

Evento de encerramento da programação “Março com Elas”/Foto: PMC

Um mês dedicado às mulheres de Carinhanha. Assim tem sido o Março com Elas, numa ação da prefeitura do município que tem realizado um trabalho na sede e na zona rural, com ações de saúde, esporte (Donas da Bola), rodas de conversas, palestras e empreendedorismo feminino, de forma que as mulheres puderam conhecer seus direitos e ter oportunidades de buscar o seu espaço nas diversas áreas da sociedade e serem protagonistas da sua história.

Evento de encerramento da programação “Março com Elas”/Foto: PMC

A programação teve início no dia 08 de março, feriado do Dia da Mulher em Carinhanha, com o torneio de futebol as Donas da Bola. Nele as mulheres puderam mostrar que além de atletas, são capazes de superar as dificuldades para conquistar seus objetivos. Algumas jogadoras foram ao jogos ainda amamentando e outras tiveram o apoio dos seus companheiros à beira do campo, que cuidavam dos filhos enquanto elas, as “donas da bola”, mostravam o talento no esporte.

BahiaFArmShow-350x250px

Ainda no dia 08, aconteceu o evento “A Noite é com Elas”, na Praça do Cais, com feira cultural, apresentações culturais, musicais e o lançamento do projeto “ Inclusão Produtiva e Criativa” para mulheres.

Evento de encerramento da programação “Março com Elas”/Foto: PMC

No decorrer do mês, o “Março com Elas” foi ao campo, visitou bairros, comunidades, conheceu histórias de vida que inspiram outras mulheres e levou também a bandeira do empoderamento feminino para que a mulher busque seu espaço de direito, onde ela quiser.

No Conjunto Habitacional Pequizeiro, teve roda de Conversa com as Mulheres sobre Cuidados e Autonomia. Na comunidade quilombola de Barra do Parateca teve Roda Musical e as elas foram convidadas a brilhar, no espaço “Vista-se de si e brilhe!”. Aprenderam com a caminhada e luta da mulher negra e quilombola e não faltou muito samba no pé.

Evento de encerramento da programação “Março com Elas”/Foto: PMC

Na Marrequeiro, zona rural, o “Março com Elas” levou diversas atividades para mulheres com atendimentos de saúde e oficinas. Na Agrovila 15, aconteceram vários serviços da Secretaria Municipal de Saúde e oficinas com mulheres. Já no povoado do Capinão, elas tiveram acesso a atividades e serviços promovidos pelas secretarias de Saúde, Educação, Proteção social, Agricultura, Segurança Cidadã e Cultura.

Na Agrovila 23, há 70 quilômetros da sede, a prefeitura levou atividades com saúde, vacinas, atendimento médico e preventivo. Aconteceram rodas de conversas e por lá a caravana conheceu histórias de mulheres da comunidade que motivaram à luta por direitos e igualdade. Teve até zumba.

No Março com Elas, o mês dedicado a mulher. Foram realizados exames de mamografias no CESP com atendimento para as mulheres da cidade e da zona rural. Afinal, a prevenção é o melhor remédio contra o câncer de mama.

Evento de encerramento da programação “Março com Elas”/Foto: PMC

A programação organizada pela prefeitura também pensou na mulher empreendedora. Assim, buscando despertar o potencial produtivo e de negócios que as mulheres carinhanhenses têm. Agricultoras familiares, pescadoras, artesãs, comerciantes. Quem já tem um pequeno negócio ou quem ainda busca empreender, pôde participar da palestra “Empreendedorismo: Liderança Feminina Fazendo a Diferença nos Negócios”, com o apoio do SEBRAE. Carinhanha também mantém a Sala do Empreendedor para dar suporte ás empreendedoras.

O fechamento da programação do “Março com Elas”, promovido pela prefeitura de Carinhanha foi nesta terça-feira (29), na comunidade de Santa Luzia. As ações começaram às 8h, com “O cuidado com Elas”. Foram ofertados ao público feminino atividades e serviços das secretarias de Saúde, Educação, Proteção social, Agricultura, Segurança Cidadã e Cultura. Na parte da tarde, às 14h aconteceram a Roda de Mulheres com o tema “Mostra o Poder que Elas Tem”. A prefeita Francisca esteve presente e protocolou à Câmara dos vereadores o projeto de Lei que cria o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher de Carinhanha.

A prefeitura, informa que as ações continuarão no decorrer dos próximos anos, com o acompanhamento das mulheres para que os resultados desse trabalho de empoderamento feminino e garantia de direitos possa ser efetivado no curto, médio e longo prazo. Com isso, a expectativa é que a contribuição feminina no desenvolvimento da cidade seja ainda maior e criem oportunidades para mais mulheres obterem a sua autonomia.