Bamin perde direito de explorar mina da manganês em Caetité

0
GrupoSCosta-350x250px
Imagem Ilustrativa

A Agência Nacional de Mineração (ANM) decidiu conceder à Zeus Mineração Ltda os direitos de exploração de lavra do minério manganês, localizada em uma área de 970 hectares, no município de Caetité. A Bahia Mineração (Bamin) havia sido escolhida no processo inciado em 2011 e concluído em 2015, no entanto, após análise do recurso da concorrente quase cinco anos depois, a última instância administrativa da ANM decidiu alterar o resultado do procedimento. A empresa é responsável por outro projeto na região, a Mina Pedra de Ferro.

O processo de concessão está sob a mira da Operação Terra de Ninguém, deflagrada pela pela Polícia Federal no início de 2019.

A Zeus Mineração questionou diversos pontos da avaliação realizada pela Superintendência Regional do extinto DNPM (atual ANM), após ficar em segundo lugar no processo, atrás da Bamin.

BahiaFArmShow-350x250px

Na reavaliação realizada pela ANM em Brasília, a Zeus Mineração conseguiu aumentar sua pontuação e superar a Bamin nos critérios estabelecidos para exploração do manganês no local. A empresa alegou que a pontuação atribuída à sua proposta durante a análise na regional baiana do órgão estava bem abaixo da realidade.

Nesta semana, a Diretoria Colegiada da ANM referendou a decisão e ainda citou o ofício no qual a PF destaca a existência de “fortes indícios de ocorrência de atos ilícitos para beneficiar empresa classificada em primeiro lugar”, com base em investigações da “Terra de Ninguém” contra servidores da ANM no Estado.

O órgão entendeu que a Zeus apresentou projeto mais consistente do ponto de vista técnico e socioeconômicos. A empresa alegou que iria priorizará ao máximo a mão de obra local, notadamente os moradores de Brejinho das Ametistas e Santa Luzia, além daqueles indivíduos da zona rural do entorno da jazida.

Ela também disse que pretende ministrar projetos de educação ambiental para funcionários, seus familiares e população vizinha, envolvendo principalmente instituições de ensino e que desenvolverá projeto de maior disponibilização de água para o empreendimento e para região, beneficiando a população vizinha. Neste quesito, a Bamin disse apenas que vem desenvolvendo projetos em benefício da sociedade nas regiões de Caiteté, Pindaí, Guirapá e Brejinho das Ametistas desde 2009. No entanto, não explicitou sobre novos investimentos no Município onde a área está inserida, caso seja a vencedora do certame.

Mesmo assim, a Zeus conquistou apenas 2 pontos numa escala que vai até 5, enquanto a Bamin recebeu 3 pontos. O mesmo ocorreu com outros critérios, onde a Zeus apresentou projeto mais consistente que a Bamin, segundo a nova avaliação, e mesmo assim teve pontuação mais baixa.

Por fim, o relatório da avaliação feita em Brasília mudou a classificação das empresas. A Zeus Mineração havia recebido 27 pontos e agora conquistou 45, assumindo o primeiro lugar. Já a Bamin caiu de 31 pontos para 28, e a empresa Antônio Tavares Neto ME se manteve em terceiro lugar com 26 pontos.

Com informações do Agência Sertão