Câmara de Bom Jesus da Lapa aprova projeto que cria o mês de conscientização da doença de Parkinson

0
GrupoSCosta-350x250px

A Câmara Municipal de Bom Jesus da Lapa aprovou por unanimidade na manhã desta terça-feira, 13, o projeto de lei nº 1.439/2021, que institui no âmbito do Município de Bom Jesus da Lapa, o Mês da Conscientização da Doença de Parkinson denominado “Tulipa Vermelha”, a ser comemorado anualmente no mês de Abril. O projeto é de autoria da vereador Ronaldo Viturino da Silva (PSD).

O objetivo principal é inserir a temática na comunidade, despertando a atenção de profissionais existentes na sociedade para o fato de que seus diferentes conhecimentos podem contribuir para o fornecimento de qualidade de vida e retardamento dos sintomas.

De acordo com o texto, existe a necessidade de provocar nas pessoas a reflexão de que inúmeras situações constrangedoras e discriminatórias vividas por pessoas com Parkinson podem ser evitadas com a divulgação e debate amplo da patologia e seus sintomas. Para isso se faz necessário provocar a participação de familiares dos parkinsonianos, na definição e controle das ações e serviços de saúde; oferecer apoio ao desenvolvimento científico e tecnológico para o tratamento da doença de Parkinson e suas consequências; divulgar os sintomas da patologia a fim de levar ao conhecimento do acometimento precoce; garantir o direito à medicação e às demais formas de tratamento que visem minimizar os efeitos, de modo a não limitar a qualidade de vida da pessoa com Parkinson em qualquer idade; bem como buscar o desenvolvimento de instrumentos de informação, análise, avaliação e controle por parte dos serviços de saúde, abertos à participação da sociedade.

O Parkinson é uma doença degenerativa, crônica e progressiva que afeta funções primordiais do corpo, como os movimentos e equilíbrio, e causa lentidão na mobilidade, tremores, diminuição dos reflexos, além de efeitos como depressão, alteração do sono entre outros. Isso provoca alterações e corrompe o sistema nervoso central, fazendo com que a transmissão de mensagens entre as células nervosas seja comprometida.

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) revelam que cerca de 1% da população mundial a partir dos 65 anos sofrem com a doença. No Brasil, a estimativa é de 200 mil pessoas com Parkinson. A cura ainda não foi alcançada, mas há estudos em nível experimental que buscam alternativas de tratamento e até mesmo a cura.

A campanha de conscientização sobre o Parkinson tem como símbolo a Tulipa Vermelha, e a escolha do mês de abril se deve à celebração do Dia Mundial de Conscientização ao Parkinson.