Câmara de Bom Jesus da Lapa cobra volta da Operação Carro-Pipa

0
GrupoSCosta-350x250px
Foto: ilustrativa

Por causa da suspensão do Programa Emergencial de Distribuição de Água, conhecido como Operação Carro-Pipa, no município de Bom Jesus da Lapa, Vereadores lapenses cobraram a volta do serviço durante a manhã desta terça-feira(23).

Os parlamentarem cobram durante a sessão, uma intervenção da gestão municipal, e questionaram o porque da operação ter sido suspensa em Bom Jesus da Lapa. O vereadores destacaram a importância do Legislativo e Executivo se juntarem e procurarem o Exercito, para cobrar,  afim de que o programa volte a funcionar o mais rápido possível no município.

BahiaFArmShow-350x250px

Os vereadores ressaltaram ainda,  que a ação é de fundamental importância para a vida dos moradores de diversas comunidades do interior do município que sofrem com os efeitos causados pela escassez de água.

O presidente da Câmara, Eduardo Filho, lembrou  que Bom Jesus da Lapa “teve  um final de período chuvoso que não foi bom. Com isso,  as caixas dos moradores que residem no interior estão todas secas, e até os próprios tanques”. Ele destacou, que todas as comunidades hoje tem poços artesianos, e as águas não são adequadas para o consumo humano.

“O município só tem três carros pipas, que não dá conta de abastecer todas as localidades do interior do município”, e explicou: “porque temos o Distrito do Projeto Formoso, que é enorme, que  é abastecido pelo município. O pessoal do Exército não abastece  lá. São quatro setores abastecidos pelo município.  Tem também a comunidade das Piranhas e Barrinha, entre outra localidades que são abastecidas pelo município,  que o Exército também não  abastece.

O presidente frisou que a situação é muito preocupante, e que irá marcar uma reunião entre o Poder Legislativo e  Executivo para buscar uma solução. E finalizou, dizendo que tem recebido  várias cobranças dos  moradores das comunidades pedindo  o carro-pipa, porque estão sem água para beber.

A  Operação Carro-Pipa funciona com distribuição de água a 187 comunidades do município de Bom Jesus da Lapa, e desde o dia 1º de março está suspensa. Segundo informações do Governo Federal, há problemas com a operação em todo país que o programa teria suas atividades completamente paralisadas em março.

A Operação Carro-Pipa Federal é executada há mais de 20 anos em toda a região rural do Semiárido, abrangendo os estados do Nordeste e parte de Minas Gerais e Espírito Santo. Uma das justificativas para a suspensão do programa é pelo fato de o Orçamento da União para este ano ainda não ter sido aprovado pelo Congresso Nacional.