Câmara de vereadores discute solução para recuperar  estradas do interior de Bom Jesus da Lapa

0
GrupoSCosta-350x250px

A discussão sobre o direito de ir vir, assegurado para a população da zona rural através recuperação de estradas foi o principal assunto  debatido na última sessão da Câmara da Câmara de  Vereadores de Bom Jesus da Lapa nesta terça-feira (02).

O assunto foi puxado pelo vereador Leonel Cardoso ( PSD), que apresentou um requerimento solicitando da Secretaria Municipal de Obras a construção de uma banca com três manilhas na estrada do Riacho da Queimadinha, próximo a comunidade de Pajeú.

Para justificar o pedido, o parlamentar disse que a construção da banca nessa estrada irá beneficiar as comunidades de Caraíbas do Morrão , Cotovelo, Lagoa de Cima, Nicolau, Surucucu, Tanquinho,  Marruá, Santo Antônio de Silvestre, Pedra do Silvestre, Volta do Silvestre, Garapa, Canela, Primeira Várzea, Lagoa dos Bois e Poço da Baraúna, no roteiro 1. Já no roteiro 2 beneficiará as localidades de Pajeú, Capoeira, Caldeirão, Lagoa do Alto, Vargem da Onça, Barra do São João, Bom Será,  Caraíbas, Lagoinha, Vargem dos Porcos e Juazeiro do Pé da Serra.

BahiaFArmShow-350x250px

Leonel ressaltou ainda, que a solicitação é uma reivindicação  antiga solicitação dos moradores da região.

O requerimento foi aprovado por unanimidade e contou com o reforço vários vereadores em seus discursos, que destacaram a importância de um planejamento para o início da recuperação das estradas do interior do município.

Segundo o vereador Cori(DEM),  existem várias estradas vicinais de grande utilidade no interior do município, a exemplo de trechos em Barra do São João, Brauninha do Silvestre, que “são trechos esquecidos” e conclamou os colegas vereadores a pedir o empenho para conversar com o prefeito Fábio Nunes para que inclua no orçamento recursos para recuperação dessas estradas.

O vereador, e líder do Governo, Sérgio do Bandeira(PSC), disse que vê o requerimento para melhorias das estradas da zona rural como “de suma importância, já que no período de janeiro e fevereiro foi mês chuvoso e as estradas complicaram muito.

Ele destacou que há alguns dias conversou  com o prefeito Fábio Nunes, e pediu um pouco de paciência aos colegas, considerando que é inviável iniciar o trabalho de recuperação de estradas no período chuvoso. “Devemos ter um pouco de paciência em algumas demandas e outras precisam ser corrigidas com urgência. Sabemos que no período chuvoso não é o momento de mexer em estradas. O prefeito está fazendo um projeto que vem para melhorar todas as estradas da zona rural do nosso município. Eures Ribeiro foi o único prefeito na história de Bom Jesus da Lapa que fez pelo interior do município que olhou para a zona rural e com Fábio não será diferente”.

Votando favorável. Jair do Leocádio (PSDB) disse que o trecho é de grande importância para aquelas comunidades que dependem da estrada que passa pelo   Riacho. “Tem estradas que talvez por um lugar fecha a saída de muitas comunidades e o poder público tem despertar para essas situações. Fazer um levantamento em todo interior. Já coloquei emendas na lei orçamentaria desde 2017” disse.

O parlamentar destacou a necessidade do novo Secretario de Obras, Erivelton Radson, fazer um levantamento da situação das estradadas do interior, para que as ações sejam feitas. E lembrou que as estradas da zona rural só seguram com cascalho. “Nada de tirar o material que já existe. As estradas precisam de receber material e não de tirar material” e “espero que uma nova gestão tenha condição de fazer esses reparos”.

O vereador Dr. Ernesto(Avante), disse que o requerimento é pertinente. E falou que também tem vivido um pouco desse momento crítico das estradas. Citando várias comunidades que precisam de melhorias, como Piranhas, Roça de Dentro e Represa que são afetadas por riachos. “Tenho visto e acompanhado o sofrimento daquele povo que por vezes não chega a sede pois são impedidas pela precariedade das estradas”. Dr Ernesto também destacou que o  prefeito Fábio Nunes está preocupado com a situação: “Ele me disse da preocupação e do desejo de ajudar esse povo da zona rural”. E também elogiou o trabalho do Secretário de Obras Erivelton Radson, “que tem buscado viabilizar as ações para que tanto o povo da sede como do interior do município seja contemplado com essas ações”, finalizou.

Já o presidente do legislativo, também  votou a favor do requerimento,  e na oportunidade  parabenizou o vereador Leonel pela solicitação, no entanto lembrou que  só a instalação de manilhas  no trecho da estrada que passa no Riacho da Queimadinha não resolve o problema dos moradores, (sendo só uma media paliativa),  já que o volume de água que  passa no local durante o período chuvoso é muito  grande, chegando a “cortar” a BA-160.

Eduardinho lembrou que no  período que esteve a frente da Secretaria de Obras, a estrada que  passa pelo  Riacho da Queimadinha  foi recuperado, e que o ex-prefeito Eures Ribeiro  não colocou as manilhas porque era inviável, já que o engenheiro da empresa que recuperou a estrada disse que a instalação de manilhas não resolveria  o problema. “A água que passa ali vem de muita comunidades, com muita força, e as manilhas podem ser colocadas e num dia serem arrancadas, dependendo da quantidade de chuva”. E destacou, que a melhor saída é implantar no trecho uma travessia com passagem molhada.

O parlamentar lembrou que a Secretaria de Obras teve muita dificuldade para recuperar estradas, já que Bom Jesus da Lapa não tem mais de cinco locais que tem cascalho.  “Então, temos uma grande  dificuldade por causa disso”.

O presidente disse  que o prefeito Fábio Nunes já foi Secretario de Obras, e conhece bem a realidade do interior do município, e ele tem conversado muito com o gestor, que está preocupado com a situação, e buscando a melhor forma e o momento certo para iniciar as ações. Eduardinho finalizou destacando que o legislativo está trabalhando  junto com o poder executivo, para juntos buscar a melhor forma de resolver os problemas das estradas do interior,  que pioraram após as últimas chuvas.