Com a presença de público, Câmara de Vereadores de Bom Jesus da Lapa inicia trabalhos do segundo semestre 2021

0
GrupoSCosta-350x250px

 

A Câmara Municipal de Bom Jesus da Lapa realizou, na manhã desta terça-feira (17), a sessão solene de abertura do Segundo Período Legislativo de 2021, evento que marca o início dos trabalhos dos vereadores no segundo semestre. A solenidade foi  conduzida pelo presidente da Casa Legislativa, vereador Eduardinho Filho (PP).

BahiaFArmShow-350x250px

Na ocasião, o presidente desejou boas vindas aos colegas parlamentes, e também os parabenizou pela dedicação demostrada no decorrer do primeiro período do legislativo.  “Desejo a cada nobre  colega sucesso nesse recomeço dos trabalhos legislativos, onde todos possam trabalhar priorizando a harmonia e o respeito mutuo, apresentando,  discutindo e aprovando proposições que  melhor atendam aos interesses do nosso município. Agradeço a harmonia estabelecida com o Poder Executivo sempre com o objetivo de buscar alternativas para o bom desenvolvimento da nossa querida Bom Jesus da Lapa. Na oportunidade venho informá-los que devido a diminuição dos casos de Covid-19 e o aumento e a rapidez da vacinação em nosso município, retornaremos as nossas atividades normais, realizando as sessões plenárias todas às terças e quintas-feiras, ás 9h,  e as reuniões das comissões permanentes às terças-feiras às 8h. Observando e estabelecendo sempre as medidas de prevenção e protocolo de segurança contra o novo coronavírus”.

Presença de público no plenário da Câmara durante a sessão.

Durante as falas os parlamentares destacaram a importância do retorno dos trabalhos da Casa, e na oportunidade apresentaram várias demandas, como: recuperação das estradas do interior do município; maior assistência por parte do SAAE ao interior do município; maior compreensão por parte da PM que está realizando blitz no município, que precisa compreender o momento de crise causado pela pandemia, e não obrigar o uso de capacete para passageiro de motocicleta, considerando que o capacete é um local favorável para a transmissão do Covid-19. Alguns parlamentares também parabenizaram a gestão municipal pela implantação do novo terminal rodoviário municipal, e das ações que estão sendo feitas no município, e destacaram  a importância da população continuar seguindo as medidas de enfrentamento a Covid-19, já que o vírus ainda não acabou.

No final da sessão o presidente da Casa destacou que as demandas apresentadas na primeira sessão do segundo semestre de 2021 demostra o compromisso de cada parlamentar com a população, e que irá apresentar todas as cobranças para a gestão, convidando cada representante para conversar, e assim, o Legislativo junto com o Executivo, buscar resolver as demandas apresentadas.

Já sobre as blitz realizadas pela 38ª CIPM em Bom Jesus da Lapa, o presidente afirmou que conversou com o comandante da instituição, e que as ações realizadas pela PM são  educativas, e que buscam organizar o trânsito da cidade. No entanto, irá marcar uma reunião com a Corporação para discutir o assunto, sem desrespeitar o que manda o Código de Transito, mas levando em conta o momento de pandemia e o risco  que o  uso do capacete de forma coletiva pode causar para  a população, transmitindo o Covid-19.

Funcionamento da Câmara Municipal

As sessões ordinárias voltarão a acontecer no formato normal,   às terças e quintas-feiras, permitindo que os vereadores participem das discussões e votações do plenário ou de seus gabinetes, adotando  todos os protocolos de saúde.

Com o retorno do público nas sessões, o uso de  máscara e álcool em gel são obrigatórios, e os funcionários  da Casa e os gabinetes dos vereadores deverão observar o distanciamento social, evitar a aglomeração  de pessoas e garantir as medidas sanitárias, a fim de evitar a disseminação da covid-19.

Desde março do ano passado, seguindo as diretrizes da Organização Mundial da Saúde-OMS e do Ministério da Saúde, por conta do avanço da COVID-19, a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Bom Jesus da Lapa trabalha com restrições de público, ou eventos coletivos. As votações aconteceram normalmente.