Distrito de Irrigação Formoso é destaque em entrevista no Programa Cartas para o Futuro da Rádio Bom Jesus FM

0
GrupoSCosta-350x250px

 

Sede do Distrito de Irrigação Formoso

Se destacando como um dos principais responsáveis por grande parte da produção de banana e outras frutas no Brasil, o Perímetro Irrigado do Projeto Formoso, localizado na zona rural de Bom Jesus da Lapa foi o foco do “Programa Cartas para o Futuro”, da Rádio Bom Jesus AM, na manhã deste sábado(26), apresentado por Sócrates Rocha e Demétrios Rocha.

No programa, os apresentadores entrevistaram o presidente do Conselho Administrativo do Distrito de Irrigação Formoso(DIF), Sr. Antônio Márcio e Enderson Souza, Gerente-Executivo do DIF, que falaram das dificuldades enfrentadas pelos produtores nesse período de pandemia, que mesmo com os vários desafios não pararam de produzir e apoiaram as ações do DIF no Perímetro Irrigado.

BahiaFArmShow-350x250px

O senhor Antônio iniciou a sua fala, pontuando sobre as dificuldade enfrentadas pela agricultura nesse momento de pandemia, destacando que mesmo com os inúmeros desafios os produtores do Projeto Formoso não pararam de produzir, gerando alimento, emprego e renda.

Ele afirmou que o produtor precisa de mais apoio, considerando a importância do Perímetro Irrigado para Bom Jesus da Lapa e para o Brasil, já que a produção de frutas colhidas no Projeto Formoso abastecem a demanda local e de várias partes do país, além de gerar emprego renda para o município e toda região.

O presidente esclareceu, que uma das dificuldades para aumentar a produção no Perímetro Irrigado, está relacionada as dificuldades de alguns produtores não conseguirem recursos juntos aos bancos, devido algumas pendências ou “negativação”, no entanto a Superintendência da CODEVASF de Bom Jesus da Lapa, representada pelo Superintendente Harley Xavier, disse estar empenhado em atuar junto ao produtor e ao DIF na buscar de resolver as pendências envolvendo o Projeto Formoso “o mais rápido possível”. Já que a CODEVASF conhece bem os problemas, e os “entraves”, para que os produtores produzam mais.

“Então, a gente tem uma confiança muito grande na CODEVASF. E até tem políticos que tem acesso com a CODEVASF, e que podem contribuir com a gente também para que possamos sair dessas dificuldades. E desses políticos, um deles é o deputado Artur Maia, que colocou nos últimos anos as emendas parlamentares no Projeto Formoso, os quais já somam em torno de 20 milhões. O maquinário que nós temos hoje, são oriundos de emendas parlamentares dele”, e complementou: e felizmente ou infelizmente, nós temos outros deputados que tem área dentro do próprio projeto, e a gente não conseguiu nada com eles até hoje”, pediu o apoio.

Na oportunidade, o presidente destacou a qualidade da banana produzida pelos produtores do Projeto Formoso, que é uma das melhores do Brasil, além dos cítricos, mamão, entre outros produtos cultivados na área. “Por exemplo a banana, enquanto tem região que faz uma pulverização por semana, nós fazemos quatro por ano, então isso é muito interessante para nós. Esse produto nosso produzido aqui, tenho certeza que você pode se alimentar dele sem medo”.

Ações realizadas pelo DIF

De acordo Gerente-Executivo do DIF, Enderson Souza, o Perímetro Irrigado do Projeto Formoso vem evoluindo, e os principais responsáveis pelo crescimento do Projeto, são os produtores junto com as ações do DIF. “Todos os produtores do Perímetro, eles vem contribuindo efetivamente para o crescimento do Perímetro, e é quem nos dá a base para poder avançar com o Distrito. Hoje o Distrito consegue alcançar todos os seus objetivos, que é a fixação do homem do campo, com geração de emprego e renda.

O Gerente destacou, que o Perímetro Irrigado consegue chegar a um valor aproximado de produção de 250 milhões por ano, com quase 200 toneladas anual de escoamento de frutas.

Diminuição no custo da energia

Enderson explicou, que no ano de 2019 o DIF conseguiu junto a concessionaria Coelba, implementar ações para atender diretamente os pequenos produtores, alterando o horário reservado para o período diurno, das 04hs às 12h30min. E que a metodologia reduziu consideravelmente o custo da energia para o pequeno produtor. “Um exemplo, a gente fez esse levantamento de 2014 a 2019, a energia subiu numa proporção de 100%, num contrassenso a isso, a gente conseguiu reduzir o custo médio da energia em R$ 0,21, que seria o custo esperado, para R$ 0,13 no período mais complicado do ano, no preço do quilowatt/h.

Ele esclareceu, que o horário reservado já existia antes, no entanto, o grande desafio, é que nem todo pequeno produtor detém a tecnologia para irrigar no período noturno, o que era aproveitado muito pouco esse benefício.

Projeto Piloto de uma usina fotovoltaica

Enderson afirmou, que o DIF está implantado uma pequena usina fotovoltaica, que servirá como referência para as próximas ações na busca da redução dos custo da energia, já que a região é favorável para esse tipo de projeto, e o DIF não pode caminhar fugindo da tecnologia. “A gente está começando com um projeto piloto, mas a ideia do DIF é evoluir com isso de forma modular, gradualmente”.

Desafio do reuso da água no Perímetro Irrigado

O Gerente esclareceu, que o reuso da água no Perímetro Irrigado já é uma demanda antiga, e que a CODEVASF junto com o DIF estão executando um projeto piloto, desviando parte da água do dreno de lançamento para um produtor.

Intensificação das recuperações das estradas do Perímetro

Enderson afirmou que esse ano, mesmo com os desafios apresentados pela pandemia, já foram recuperados cerca de 35 km de estradas no perímetro. E destacou, que a recuperação de estrada é um grande desafio no Projeto Formoso, já que são 300 km de estradas, considerando que recuperação de estrada tem um alto custo, e não tem como trabalhar todo ano. “Mas o DIF vem tentando se adaptar a essa realidade, e evoluindo gradualmente”.

Eficiência do DIF

Enderson frisou, que mesmo com a demanda aumentando com o crescimento do perímetro, o DIF vem mantendo a mesma equipe técnica, o que tem melhorado a eficiência do trabalho.

Ele finalizou, afirmando que o DIF tem muito a melhorar e sempre enfrentando os desafios juntos com os produtores, buscando fazer com que o Projeto Formoso cresça e produza mais.