Bom Jesus da Lapa apresenta crescimento no IDEB

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Participação dos alunos da rede municipal  na premiação da 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), realizada na cidade de Caetité no último mês de julho.

O Ministério da Educação (MEC) e o Inep apresentaram os resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2021 e do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2021, na última sexta-feira, 16 de setembro. Na Bahia, os números foram positivos, o levantamento mostrou que o Estado alcançou  melhor desempenho da série histórica do IDEB para Ensino Fundamental II e Médio.

O Ensino Fundamental II e o Ensino Médio da rede estadual baiana tiveram respectivamente um crescimento de 102% e 30% no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), entre os anos de 2005 e 2021.

Na região, o município de Bom Jesus da Lapa apresentou  avanços nos números, como revela a secretária de Educação, Cristina Fernandes.

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Pelos recentes números divulgados, a educação de Bom Jesus da Lapa passou de 4,4 em 2019 para 4.9 agora em 2021 nos anos iniciais. O mesmo ocorreu com os Anos Finais, que fora de 4.1, em 2019, tendo atingido o resultado de 4.6 em 2021.

“Nós, da Secretaria Municipal de Educação de Bom Jesus da Lapa, tendo como prioridade os/as educandos/as, razão principal do nosso fazer educativo, temos procurado compreender as dificuldades e agir a partir delas, para que cada vez mais possamos ofertar educação da melhor qualidade. E o resultado atual do IDEB nos indica que, juntamente com as unidades de ensino do município, estamos no caminho certo para alcançar tal objetivo. Sim, é absolutamente perceptível para nós que sem o empenho, compromisso e dedicação de todos/as os/as profissionais da educação, especialmente dos/as professores/as, não teríamos alcançado esse avanço tão significativo”, destacou Cristina.

Os resultados obtidos esse ano podem ter sido prejudicados pela pandemia, segundo apontam especialistas na área de educação. Isso porque os índices de aprovação compilados podem apresentar uma distorção nos estados e municípios que optaram pela aprovação dos seus alunos, mesmo com problemas de aprendizagem, entre os anos de 2020 e 2021. Período em que os anos letivos foram considerados um só.