Em Bom Jesus da Lapa, Unidade Móvel reforça plantão da Defensoria na Romaria 2019 e promove o acesso à justiça

0
GrupoSCosta-350x250px

Neste quarto dia do plantão na Romaria, a Unidade Móvel registrou 52 atendimentos sobre os mais diversos casos

unnamed (1) - CopiaO tema da 328ª edição da Romaria de Bom Jesus da Lapa está estampado em todos os cantos da cidade: “Bom Jesus nos chama a viver e promover a liberdade pelo direito e a justiça”. E, pelo quarto dia consecutivo, na praça principal, o direito e a justiça podem ser vistos na prática: é a Unidade Móvel de Atendimento da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA, que reforça o plantão montado pela Instituição para atender aos moradores e visitantes que chegam para participar de uma das maiores romarias do Brasil. Nesta quarta-feira, 31, foram registrados 52 atendimentos sobre os mais diversos casos.

Em um dos atendimentos, o “sorriso banguelo” do pequeno L.L.D.F., de 1 ano, é o que conforta o coração do suposto avô, o açougueiro Agnaldo Silva, 62 anos, que ainda chora pela perda do filho há cerca de dois anos. E foi a Defensoria que deu mais um conforto ao açougueiro: a oportunidade  de realizar o tão esperado exame de DNA com o suposto neto e confirmar o que seu coração já diz: “é meu neto, é a cópia do meu filho”. “A Defensoria chegou aqui para ficar”, aprovou a mãe do menino, a cozinheira Caliane Farias.

BahiaFArmShow-350x250px

Quem também aprovou a chegada da Defensoria em Bom Jesus da Lapa [a inauguração da sede da Instituição na cidade aconteceu há um mês] foi o pescador Cláudio Eduardo Chaves, 62 anos. “Aqui resolve de tudo. O que você pensar, resolve”, anunciou o pescador, que foi buscar orientação jurídica sobre a compra de uma terra há mais de 25 anos. “Paguei 25 milhões de cruzeiros por 50 hectares de terra em 1993. Na época, era muito dinheiro, mas nunca tive a escritura”, contou o lavrador.

Este quarto dia do plantão da Defensoria na Romaria 2019 contou com a atuação do coordenador Marcus Vinícius Lopes de Almeida, da coordenadora da Especializada Cível da DPE/BA, Ariana de Sousa, das defensoras públicas Cláudia Conrado, Clarissa Lima e Maiana Lima Salles, e servidores de Bom Jesus da Lapa e Salvador.

A Unidade Móvel segue estacionada na Praça Marechal Deodoro da Fonseca, no centro da cidade, até o dia 6 de agosto, e o horário de atendimento é sempre das 8 às 16h. Ascom DPE/BA