Lapa: Depois de longa espera casal centenário e mais 15 famílias são beneficiados pelo Luz para Todos

0
GrupoSCosta-350x250px
Senhor Jardilino e dona Sidelcina

Em Bom Jesus da Lapa diversas comunidades rurais já foram contempladas pelo programa Luz para Todos, no entanto, muitas outras ainda não receberam o benefício. A espera muitas vezes é longa, cansativa e faz com muitas famílias percam as  esperanças de verem os seus lares iluminados com a energia elétrica.

Não é raro encontrarmos moradores, especialmente idosos, que ainda vivem “às escuras”, sonharem com o dia que terão uma geladeira, uma tv, um rádio mais potente ou mesmo uma bomba elétrica para puxar água da cisterna e molhar a sua horta. Coisas simples para quem já tem a “luz” mais um sonho precioso para quem ainda não conseguiu realizá-lo.

Instalação da energia elétrica pela Coelba

Nesta lista, conhecemos o casal centenário, Seu Jardilino  que completa 101 anos no mês de agosto e Dona Sidelcina  que comemora 90 anos em outubro próximo. Os idosos sonhavam com a luz elétrica em sua casa que fica no na região do Entrocamento. Sonho realizado também por outras 15 famílias que residem à margem direita da BR 349 que liga Bom Jesus da Lapa a Santa Maria da Vitória, do Entrocamento a Agrovila 2. Todos foram contemplados pelo programa Luz para Todos do Governo Federal.  Para essas famílias e esse casal centenário a chegada da luz elétrica simboliza algo novo, uma descoberta, com possibilidades de melhores condições de vida.

O vereador Romeu Thessing(PCdoB) responsável pela solicitação que atendeu a comunidade, destacou a importância dessa conquista paras as famílias. “A nossa gratidão em primeiro lugar a Deus. Mas quero aqui agradecer ao Governo Federal, a Coelba e o Governo do Estado da Bahia e especial a empresa EPCL – Empreendimentos, Projetos e Construções de Bom Jesus da Lapa pela conclusão da obra  de nº 90020137051, que atendeu os moradores do Entrocamento até a Agrovila 2.

Romeu disse que reconhece “como cristão e político que fiz 26 viagens a Salvador para realizar a gestão  sobre esta respectiva obra aqui, mas não podemos esquecer da participação e dos esforços também do Padre Redentorista Antonio Rosivaldo Motta  que com seu entusiasmo e fé impulsionava e realizava a gestão junto aos órgãos governamentais. Mais uma missão cumprida”, destacou Romeu.

O programa é coordenado pelo Ministério de Minas e Energia, tem participação da Eletrobras e de cooperativas, organizações sociais, agentes e as próprias comunidades. O atendimento prioritário abrange escolas rurais, áreas de pobreza extrema, quilombos, comunidades indígenas, assentamentos, populações ribeirinhas, pequenos agricultores, famílias em áreas próximas de reservas e aquelas afetadas por empreendimentos do setor elétrico. Um dos objetivos do Luz para Todos é a integração com programas sociais de saúde e educação, em uma dinâmica favorável ao desenvolvimento econômico e social.

Somados os resultados positivos de benefícios à população mais vulnerável do País, sincronização de ações nos planos nacional e estadual e parceria com a iniciativa privada, o Luz para Todos pode ser considerado um dos programas de políticas públicas mais bem sucedidos do governo federal que teve início no governo Lula em 2003, quando foi criado. A meta era alcançar 2 milhões de famílias do meio rural sem energia elétrica, sendo 90% delas abaixo da linha de pobreza, segundo o Censo do IBGE de 2000. No início de 2016, 12 anos depois do seu lançamento, o total era 3,2 milhões de famílias com moradias conectadas à rede de eletricidade.