Lapa: Secretaria de Meio Ambiente organiza carroceiros que vão trabalhar na romaria; fiscalização será maior este ano

0
GrupoSCosta-350x250px

Nesta quinta-feira (13), a Secretaria de Meio Ambiente de Bom Jesus da Lapa, juntamente com o presidente da Câmara, Ministério Público-MP, Secretaria de Obras, Polícia Militar e Comando da Guarda Municipal promoveram um encontro com a Associação dos Carroceiros para discutir e planejar o reordenamento da categoria durante o período de romaria.

“O objetivo da reunião foi fazer um ordenamento dos charreteiros na cidade, eles trabalham todo ano, principalmente na época de romaria conduzindo turistas e romeiros, e todo ano a Secretaria de Meio Ambiente tem a preocupação de organizar tudo isso, porque todo ano tem muitas denúncias de maus tratos com os animais. O ano passado um animal quase morreu, caiu lá na coroa. Eles colocam excesso de pessoas, e nós orientamos que coloque no máximo cinco pessoas, e geralmente colocam sete, oito pessoas. Tem também a questão do som, colocam muito alto, correm de mais em determinados pontos aqui do centro”, disse Vanusia, Bióloga da Secretaria de Meio Ambiente.

Foi lembrado que esse ano as charretes não poderão trafegar dentro dos pontos fechados, próximos do centro, serão orientados nos pontos turísticos que terão acesso. O horário de trabalho, ficou determinado das 8h às 17hs, não será permitido conduzir mais de cinco passageiros e menores não poderão conduzir.

BahiaFArmShow-350x250px

As charretes serão plotadas e numeradas, de acordo é feito todos anos. O município vai disponibilizar o uniforme. Conforme os dados da associação, cada condutor terá um cadastro, que estará nas mãos das pessoas que farão a segurança.

Vanusia disse ainda, que  “dessa forma nós vamos coibir que outros charreteiros de fora venham. Quem não tenha participado da reunião e que não faça parte da associação não poderá trabalhar, porque normalmente são esses que chegam de última hora que fazem toda baderna”, disse a representante da Secretaria de Meio Ambiente.

Todo ano essa reunião é realizada, no entanto a Secretaria de Meio Ambiente esse ano ampliou as participações, convidando diversas representações da sociedade para discutirem o assunto.

A Polícia Militar, a Guarda Municipal, A equipe de segurança e a equipe de fiscais da Secretaria do Meio Ambiente também estarão atentos.

Bom para a cidade, bom para o charreteiros, bom para os turistas.

A Romaria do Bom Jesus da Lapa é uma das maiores do Brasil e tem seu ponto máximo no dia 06 de Agosto.