Paciente de Bom Jesus da Lapa internado em Brumado morreu por malária; Contágio pode ter ocorrido na África diz Secretaria de Saúde

0
GrupoSCosta-350x250px
Hospital de Brumado (Foto: Mateus Pereira/ GOVBA)

Uma nota foi divulgada pela Secretaria de Saúde de Bom Jesus da Lapa para informar a população sobre a morte de um paciente de Bom Jesus da Lapa que foi transferido para Brumado, inicialmente, com suspeita de dengue hemorrágica e que faleceu.

De acordo com a informação, enviada a imprensa, a causa da morte do lapense foi por malária. E que ele veio de Angola, na costa ocidental do Continente Africano para o município. A secretaria ainda informa que o homem foi monitorado pela Vigilância em Saúde, realizou teste rápido para COVID-19 e que deu negativo.

A nota ainda afirma que a transferência foi em decorrência de complicações e a não melhora após o tratamento e pelo fato ter vindo de uma área endêmica, a suspeita de malária foi levantada.

BahiaFArmShow-350x250px

Em Brumado, esclarece a nota, o teste para malária foi realizado, testando positivo. O paciente faleceu antes da confirmação do resultado. A Vigilância de Brumado entrou em contato com a família para comunicar o resultado e solicitar a mudança da causa de óbito.

A Secretaria Municipal de Saúde de Bom Jesus da Lapa e a Vigilância Sanitária confirmam a causa da morte por malária e acreditam que a transmissão ocorreu em Angola.

LEIA A NOTA

“Viemos através dessa nota esclarecer que o paciente que foi transferido de Bom Jesus da Lapa para Brumado com suspeita de dengue hemorrágica e infelizmente veio a óbito, na verdade tinha contraído malária.

Vale ressaltar que o mesmo veio de Angola para o município e foi monitorado pela Vigilância, realizou teste rápido para COVID-19 que deu negativo, após isso deu entrada no Hospital Carmela Dutra, onde realizou teste rápido que deu positivo para dengue.

Devido as complicações e a não melhora após o tratamento e ter vindo de uma área endêmica a suspeita de malária foi levantada, mas com o agravamento do estado de saúde do paciente o mesmo foi transferido para Brumado.

Lá foi realizado o teste para malária, mas infelizmente o paciente veio a falecer antes da confirmação do resultado, esse que testou realmente positivo para malária, a Vigilância de Brumado já entrou em contato com a família para comunicar o resultado e solicitaram a mudança da causa de óbito.

Então a Secretaria Municipal de Saúde de Bom Jesus da Lapa e a Vigilância Sanitária vem esclarecer a população que a morte do paciente foi decorrente da malária, provavelmente contraída em Angola, e não dengue hemorrágica como foi atribuída anteriormente.”

Situação Epidemiológica da Malária no Estado da Bahia, 2017-2018

De acordo Boletim da SESAB (2017/2018), a situação da malária na Bahia foi considerada de alerta, diante do fluxo constante de indivíduos doentes ou infectados, procedentes de áreas endêmicas: Região Amazônica ou de outros países, principalmente do Continente Africano. Na região Nordeste, a Bahia, ocupou a terceira colocação no acumulado de casos confirmados de malária (41) no ano de 2017 (de janeiro a setembro), segundo dados SINAN/SVS/Ministério da Saúde no Boletim da Região Extra-Amazônica.

A Bahia apresentou uma redução de 98,2% dos casos de malária em 2019. Entre janeiro e março de 2018, foram registrados 56 casos no estado, enquanto apenas um caso foi confirmado no mesmo período esse em 2019.

De acordo com dados da Secretaria da Saúde do estado, em 2018, a principal cidade afetada era a de Wenceslau Guimarães. Até o dia 7 de junho daquele ano, 66 dos 69 casos em todo o estado foram confirmados no município. Dois deles resultaram em morte, e três foram importados de Amazonas, Amapá e África do Sul.