Pela recuperação da BA-160, comunidades  de Bom Jesus da Lapa prometem fazer uma grande   manifestação dia 5 de agosto: “estamos cansados das promessas do governador”

0
GrupoSCosta-350x250px

 

d868549f-486a-45a3-8189-6f6cb95dd8d0
Foto: Notícias da Lapa

Quase um ano depois da última manifestação, moradores das comunidades quilombolas e assentamentos do município de  Bom Jesus da Lapa prometem,   fazer uma grande manifestação no dia 5 de agosto, na  Romaria do Bom Jesus,  para cobrar do Governador da Bahia, Rui Costa(PT), a recuperação da BA – 160, no trecho  entre Bom Jesus da Lapa e o município de  Malhada, que dá acesso a mais de 19 localidades.

De acordo as representações que conversaram com a redação do site Notícias da Lapa, a  recuperação da BA-160 entre  as cidades de Bom Jesus da Lapa e Malhada é um sonho, ou mais que isso, uma necessidade de sobrevivência para moradores de comunidades quilombolas e assentamentos que moram à margem dessa via, que afirmam já estarem cansados de promessas não cumpridas pelo Governo do Estado. “Há muitos anos o povo grita por uma atenção do governo e vive de promessas. Estamos cansados das promessas do governador. A BA-160 não é mais caso de manutenção ou operação tapa-buracos. Ela toda é só buraco! A população exige um diálogo sobre a realização da recuperação total da BA-160 com o asfaltamento. É desperdício do governo gastar dinheiro como na última vez, apenas para um serviço que poucos meses já não resolve nada”, e cravam: “dessa vez as comunidades estão dispostas a lutar e querem ser ouvidas pelo governador Rui Costa”.

BahiaFArmShow-350x250px

O Padre Marcos, Missionário Redentorista, que trabalha nas comunidades quilombolas e faz parte da Comissão da BA 160 disse à nossa redação que as comunidades estão cada vez mais tomando consciência de seus direitos. “Penso que será uma grande manifestação pelo fato de tantas comunidades e movimentos sociais estarem aderindo. Queremos uma conversa sincera com o governador. Não queremos uma conversa de canto de aeroporto. Nem com outras pautas. Sentar e falar da BA-160! Não adianta  o governo realizar uma obra sem escutar o povo. Poderíamos evitar tudo isso, mas da forma como povo vem sendo tratado só resta optar por um ato público que repercutirá nacionalmente”, frisa o religioso.

Ele afirma ainda, que até o momento nenhum contato foi feito com a Comissão da BA-160 para negociar sobre a manifestação.

Está previsto um acampamento das comunidades na frente do Santuário do Bom Jesus na noite do dia 05 permanecendo até o dia 06. “Não deixaremos o governador usar da festa do Bom Jesus para mais uma vez fazer promessas. Ele, se quisesse fazer a BA 160 já teria feito”, avisa uma das lideranças.

O movimento em prol da BA-160 vem ganhando forças com a articulação de outras comunidades do território e de comunidades que estarão na romaria. Também estão pretendendo iniciar uma ação de panfletagem para conscientizar e pedir a união pela causa dos milhares de romeiros presentes.

A referida estada já foi considerada por diversas vezes como a pior do Brasil, no trecho entre  Bom Jesus da Lapa e Malhada. A cada dia mais crítica, com cerca de 150 km de extensão, o asfaltamento, ou pelo menos o que restou dele, está em precárias condições de trafegabilidade, que mesmo com cascalhamento de alguns trechos  não deixou de causar transtornos, colocando em risco a vida de centenas de famílias que diariamente trafegam pelo local, especialmente das 19 comunidades de maioria quilombolas que usam a estrada como a principal via de acesso a seus territórios.

Em resposta ao site Notícias da Lapa, o Governo da Bahia informa que “Com relação à BA-160, trecho entre Ibotirama e Bom Jesus da Lapa, a Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra) informa que está preparando o edital para publicar a licitação de recuperação da rodovia até o final do mês de agosto. Já no trecho entre Bom Jesus da Lapa e Malhada o governo afirma que a Seinfra continuará fazendo a  manutenções.

Curta a página do  Site Notícias da Lapa e mantenha-se atualizado diariamenteclique e participe.