Com aumento de casos de Covid-19, Bom Jesus da Lapa seguirá decreto do governo estadual com lockdown a partir desta sexta-feira

0
GrupoSCosta-350x250px
Reunião do prefeito com os vereadores/Foto: divulgação

Assim como foi para decidir sobre de determinação do toque de recolher no município, o  prefeito Fábio Nunes  se reuniu na manhã desta sexta-feira(26) com a Câmara de Vereadores de Bom Jesus da Lapa e com a Secretaria Municipal de Saúde para tratar sobre as medidas que serão tomadas no município com relação ao decreto do governador Rui Costa, que determinou restrição total de todas as atividades consideradas não essenciais, neste fim de semana (Saiba mais aqui). Ficou decidido que o município  irá seguir na íntegra o decreto estadual, que suspende a locomoção noturna e  todas as atividades não essenciais a partir das 17h desta sexta-feira (26/02) até 5h de segunda (01/03). O que não for saúde pública ou venda de alimentos não funcionará neste período.

De acordo com o prefeito Fábio Nunes, a decisão de seguir o decreto do governo estadual na  integra foi decidido de forma  conjunta, entre a Prefeitura, Câmara de Vereadores e Secretaria Municipal de Saúde. E a decisão  levou em conta aumento crescente de casos positivos no município.

A determinação  foi oficializada  início da tarde, através do  Decreto Nº 067/2021.  Ficando  proibidos a permanência e o trânsito em vias, equipamentos, locais e praças públicas, com exceção de deslocamento para serviços de saúde ou farmácias. Os serviços de entrega em domicilio estão autorizados, desde que sejam seguidas as normas vigentes emitidas pela vigilância sanitária municipal.

BahiaFArmShow-350x250px

Está proibida a venda de bebidas alcoólicas em quaisquer estabelecimentos, inclusive por sistema de entrega em domicílio (delivery), das 18h de 26 de fevereiro até às 05h de 01 de março de 2021.

Atividades sociais de qualquer natureza, sejam elas religiosas, esportivas, políticas e culturais, também estão proibidas durante este período.

A Vigilância Sanitária Municipal, Guarda Municipal, Polícia Civil, Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros   continuarão  responsáveis  por a medida necessária adotada pelo Município

Ainda de acordo o decerto, ficam vedados, durante 07 (sete) dias, os procedimentos cirúrgicos eletivos não urgentes ou emergenciais, nas unidades hospitalares de saúde públicas e privadas no município.

Na semana passada a ocupação  dos leitos do direcionados para pacientes com Covid-19 do Hospital Carmela Dutra chegou em 100%. Já no início desta semana, caiu para 88%, após a Secretaria Municipal de Saúde providenciar novos leitos.

De acordo com o último boletim,  Bom Jesus da Lapa  registra  1.731 casos confirmados da Covid-19, sendo que 1.632 pacientes são considerados curados e número de casos ativos subiu  para 99. 20 pessoas já morreram em decorrência da doença no município.