Presidente do Distrito Formoso fala que produtores estão empenhados, mas precisam de apoio dos governos e das instituições bancárias

0
GrupoSCosta-350x250px

Responsável pela gestão de um dos maiores produtores individuais de banana do Brasil, o Distrito de Irrigação Formoso – DIF, localizado na zona rural de Bom Jesus da Lapa, continua mantendo junto aos produtores os serviços essenciais para o funcionamento da atividade agrícola no Projeto Formoso.

O cenário de pandemia de Covid-19 fez o DIF reorganizar toda a sua estrutura de funcionamento, com ações que continuaram sendo realizadas no melhoramento da estrutura do Perímetro Público Irrigado, além do fornecimento de água para irrigação que é uma das principais funções do DIF.

BahiaFArmShow-350x250px

Em entrevista ao “Programa Cartas para o Futuro”, da Rádio Bom Jesus AM, no último  sábado(26), o presidente do Conselho Administrativo do Distrito de Irrigação Formoso -DIF, Sr. Antônio Márcio e Enderson Souza, Gerente-Executivo do DIF, falaram sobre os desafios enfrentados pelo produtor para continuar produzindo, e das ações do DIF, que tem buscando apoio e alternativas para continuar realizando as ações no Perímetro Irrigado mesmo diante da crise causada pela pandemia.

O Sr. Antônio destacou que o Projeto Formoso avançou muito nos últimos anos, ressaltando que o produtor precisa ainda de mais atenção das instituições bancárias da cidade, e especialmente do apoio do Governo Federal, do Governo Estadual e Municipal, já que os produtores do Projeto Formoso estão empenhados em produzir. “A gente precisa de uma contribuição maior do poder político da região, principalmente do Governo Federal, que a precisa dar um apoio maior. Precisamos do apoio do Estado e do Município, para que a gente possa conseguir galgar um horizonte mais interessante, porque produzir, nós sabemos produzir, porque aprendemos isso muito cedo”.

O presidente relembrou dos desafios enfrentados na comercialização da banana, destacando a importância da Frutas do Oeste, que assumiu um papel importante junto ao produtor de forma profissional, representada hoje pelo presidente Ady Santos, na busca de melhores preços de comercialização da banana. Que segundo o Sr. Antônio, mostra que o Projeto Formoso está bem estruturado, mas continua precisando de apoio dos governos e das entidades, a exemplo da Embrapa, que o DIF também está buscando parceria.

“Nós esperamos que as nossas dificuldades sejam sanadas, porque nós estamos em uma região altamente produtiva. Aqui tem tudo pra nós no Projeto Formoso. Tem água, clima e solo favorável para produzir, por isso acreditamos que caminhando junto com os produtores iremos melhorar isso aqui cada vez mais”, disse.

“Somos pessoas, com um número interessante de produtores aqui hoje, preocupados em produzir. E diante disso, o mais importante, é que o produtor do Projeto Formoso já entendeu que ele precisa contribuir para que as coisas funcionem bem. E outra coisa, é que o produtor também é consciente do produto que ele produz no projeto”, destacou.

Na oportunidade o presidente destacou a importância da atuação e apoio da CODEVASF ao Projeto Formoso, que tem buscado junto ao DIF resolver as pendências envolvendo os produtores, como também do Deputado Federal Arthur Maia, que já direcionou aproximadamente 20 milhões de emendas para ajudar o perímetro irrigado. Ele espera que outros políticos que atuam na região, também comecem a entender a importância do Projeto Formoso.

O Perímetro Irrigado Formoso foi implantado em Bom Jesus da Lapa pelo Governo Federal, através da CODEVASF entre os anos de 1980 e 1990, sendo gerido pelo Distrito de Irrigação Formoso, uma associação sem fins lucrativos, formada por todos os empresários rurais e proprietários de lotes agrícolas dentro do Perímetro Irrigado. E tem em média 1.124 irrigantes produzindo banana e outras frutas, como mamão e cítricos, gerando juntos uma média de 10 mil empregos diretos.