Romaria: Bom Jesus da Lapa é terra de fé e comida boa

0
GrupoSCosta-350x250px

Via Pai Eterno.com

Mercado Municipal/Foto: José Hélio/Notícias da Lapa

A Romaria do Bom Jesus da Lapa, na Bahia, atrai milhares de fiéis todos os anos. São peregrinos de todos os lugares do país que vão até o Santuário expressar a sua fé. A Igreja de pedra e luz é em uma gruta feita pelas mãos do criador. Nela, o Pai é louvado por todos que ali chegam.

Além de alimentar o espírito, os devotos contam com uma comida baiana muito saborosa. Um dos pratos típicos da região é a farofa de cuscuz, e o missionário redentorista Ir. Diego Joaquim acompanhou o preparo desse delicioso prato no Oeste da Bahia.

BahiaFArmShow-350x250px

As ruas de Bom Jesus contam com muitos locais para se alimentar, com pratos bem populares que agradam o paladar de todos os brasileiros. Com uma receita simples de fazer, o cuscuz é conhecido em muitas regiões do país. Alanza Luri, confeiteira da região, conta que o primeiro passo é hidratar o flocão de milho e, em seguida, temperar com açúcar e sal, deixando descansar por uns 40 minutos. Enquanto isso, “frita a calabresa e tritura ela, após, mistura nos flocos hidratados e mistura bem. E quem gosta, pode acrescentar ovo e comer tomando um cafezinho passado na hora”, explica Alanza.

Um alimento que sustenta o físico dos romeiros. Segundo o irmão Diego Joaquim, “ficou muito saboroso, o açúcar ajuda a equilibrar o sal da calabresa, deixando um sabor mais suave”. Os dias de romaria servem para alimentar o espírito e também realizar um tour gastronômico.