Romaria do Bom Jesus da Lapa tem baixo registro de ocorrência policial

0
GrupoSCosta-350x250px

 

Presença reforçada da Polícia Militar durante a procissão de encerramento da Romaria do Bom Jesus da Lapa/Foto: arquivo Santuário

O Comando da 38ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), em Bom Jesus da Lapa,  divulgou nesta segunda-feira(8)  o balanço do período da Romaria do Bom Jesus, durante  entrevista  para o apresentador Ailton Alegria, na Rádio Bom Jesus FM.

O policiamento foi realizado em viaturas, motocicletas, e também a pé.

Durante a Operação Romaria em Paz, entre os dias 28 de julho e 6 de agosto,  a 38ª CIPM participou ativamente na condução das ações,  contribuindo para que o evento religioso  transcorresse  tranquilamente da questão da  Segurança Pública. Nenhuma ocorrência que pudesse chamar a atenção foi, segundo o Major Pedro Paulo.

Atuação da Polícia Militar nos principais pontos da cidade.
BahiaFArmShow-350x250px

De acordo o comandante o resultado positivo é fruto da parceria com a gestão municipal, que planejou tudo junto  com a Polícia Militar e todos os órgãos envolvidos, as ações que seria realizadas durante o  evento, além de oferecer toda estrutura necessária para que os serviços fossem realizados com sucesso. “Gestão municipal se colocou a disposição em todos os sentidos, tanto para a Polícia Militar, como para a Defensoria Pública, como para todos os órgãos”.

A 38ª CIPM reforçou a segurança na Romaria do Bom Jesus da Lapa com uso de drone e câmeras de videomonitoramento.

Pedro Paulo lembrou, que mesmo a  Romaria do Bom Jesus da Lapa sendo o segundo  maior evento da Bahia, ficando atrás apenas do Carnaval, foi registrada “pouquíssimas” ocorrências. Na oportunidade ele agradeceu toda a tropa da Polícia Militar do Oeste da Bahia e do Grupamento Aéreo (Graer) que atuaram no evento religioso, além da Guarda Civil Municipal que trabalhou “irmanando” com a Polícia Militar. Ele também agradeceu o apoio e parceria do Santuário do Bom Jesus da Lapa e do Bispo Diocesano.

Grupamento aéreo da GRAER  reforçou as  ações de segurança durante a Romaria do Bom Jesus da Lapa.

A Romaria do Bom Jesus ficou dois anos sem receber fiéis e este ano marcou o reencontro, que contou com a presença de milhares de romeiros. Com o grande público na cidade durante o evento, o  policiamento ostensivo da  38ª CIPM, que contou com 260 policiais,  atuou  diuturnamente em locais com grande fluxo de pessoas como Santuário, praças, mercado municipal, Praça da Catedral,  Barrinha, praia da Coroa, terminal rodoviário, entradas da cidade, bairros,  entre outros pontos.