Chuvas no Espírito Santo deixam 17 mortos e milhares de desabrigados

0
GrupoSCosta-350x250px

 

Foto: Masx Wender / Casa Militar ES

O número de vítimas fatais decorrentes das chuvas no Espírito Santo subiu para 17, conforme confirmado pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (Cepdec) neste domingo (24). Dessas, 15 foram registradas em Mimoso do Sul e 2 em Apiacá. As informações são da Agência Brasil.

De acordo com o último boletim extraordinário da Defesa Civil estadual, divulgado às 11h, estima-se que 5.481 pessoas estejam desalojadas, além de 255 desabrigados em decorrência dos efeitos das chuvas.

BahiaFArmShow-350x250px

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, decretou situação de emergência em vários municípios afetados pelas fortes chuvas que assolam a região sul do estado desde a noite de sexta-feira (22). O Decreto nº 501-S, publicado em edição extra do Diário Oficial do Estado, abrange localidades como Alegre, Alfredo Chaves, Apiacá, entre outros.

As equipes da Defesa Civil seguem em ação, e a redução do nível da água tem possibilitado o acesso a áreas anteriormente isoladas. Deslizamentos, alagamentos e enxurradas foram relatados em diversas cidades.

Vídeos gravados por moradores das áreas afetadas e obtidos pela TVE Espírito Santo revelam cenas de ruas inundadas, correntezas levando veículos, animais presos em áreas alagadas e operações de resgate em andamento. Em algumas imagens, é possível observar a água alcançando alturas significativas, colocando moradores em situações de risco.