Após questionamentos, prefeitura de Bom Jesus da Lapa emite nota de esclarecimento sobre compra de vacinas contra o Coronavírus pelo município

0
GrupoSCosta-350x250px

 

Após repercussão nas redes sociais e questionamentos sobre a prefeitura de Bom Jesus da Lapa, não ter aderido ao  Consórcio organizado pela Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) para comprar vacinas contra a Covid-19, a  administração lapense emitiu na tarde desta sexta-feira(5) uma Nota de  Esclarecimento explicando  como  está o andamento das ações na cidade para que ocorra a vacinação.

BahiaFArmShow-350x250px

CONFIRA A NOTA NA ÍNTEGRA ABAIXO.

COMUNICADO

Viemos por meio dessa nota, ponderar sobre a informação de que o governo de Bom Jesus da Lapa está inerte no que se refere a adquirir doses de vacinas para imunizar a população lapense.

O Governo de Bom Jesus da Lapa tem se destacado na organização da campanha e efetiva vacinação da sua população segundo os critérios definidos pelos Planos Nacional, Estadual e Municipal de Vacinação.

Cientes da nossa responsabilidade sanitária, esclarecemos que: não houve perda de prazo para manifestar interesse em aquisição e vacinas junto Confederação Nacional dos Município (CNM), estando no aguardo de decisões quanto a legitimidade deste processo; estamos em articulação tanto com à CNM e com Consórcio de Desenvolvimento Sustentável Velho Chico (CDS Velho Chico) ambos com o objetivo comum de aquisição de novas doses de vacina.

Bom Jesus da Lapa, posiciona-se lado a lado com a CNM, que esteve em reunião com o Ministro da Saúde Eduardo Pazuello no dia 03 de março, onde o tema abordado foi a aquisição e célere distribuição das 350 milhões de doses anunciadas pelo Ministério da Saúde.

Assim como a CNM, Bom Jesus da Lapa entende que a compra e a distribuição das vacinas em todo território nacional devem ser feitas pela União e assim gere uma igualdade entre todos os brasileiros, e que o Sistema Único de Saúde (SUS) mantenha-se como referência nacional no plano de vacinação.

Por fim, caso a esfera federal não consiga cumprir o calendário previsto, o movimento municipalista, no qual Bom Jesus da Lapa inclui-se, facilitaria à distribuição das vacinas através dos diversos consórcios públicos existentes no país, entre eles o CDS Velho Chico que Bom Jesus da Lapa participa e tem sede.

Portanto o governo de Bom Jesus da Lapa, o prefeito Fábio Nunes e o secretário municipal de saúde Euler Nogueira trabalham e buscam assim meios para adquirir novas doses de vacinas de forma mais rápida para imunizar a população lapense reafirmando assim a sua responsabilidade no enfrentamento da pandemia.

As ações baseiam-se nas orientações do documento publicado Confederação Nacional dos Município (CNM) no link abaixo.

https://www.cnm.org.br/cms/images/stories/comunicacao_novo/links/04032021_Nota_Vacinacao_2.pdf