Bom Jesus da Lapa  é destaque estadual em avaliação de índice de governança

0
GrupoSCosta-350x250px
Imagem aérea da Esplanada do Santuário do Bom Jesus/Foto: Rocha Produções

Bom Jesus da Lapa é destaque na avaliação feita pelo Conselho Federal de Administração e lidera no Índice de Governança Municipal o seu grupo avaliado que contém 25 cidades da Bahia que tem entre 50.001 a 100.000 habitantes, esse grupo tem cidades de referência de diferentes regiões do estado.

O Índice de Governança Municipal do CFA consiste em uma medida da governança pública nos municípios brasileiros a partir das três dimensões: Finanças, Gestão e Desempenho. A avaliação de desempenho que é proposta no índice foi elaborada a partir de dados secundários e considera áreas diferentes como saúde, educação, saneamento e meio ambiente, segurança pública, gestão fiscal, transparência, recursos humanos e planejamento.

A Seleção dos Indicadores são feitas através de análise estatística e consulta bibliográfica extração dos dados de bases secundárias (DATASUS, IBGE) que são oficiais e receberam tratamento de limpeza e ajustes nas chaves primárias (geralmente utilizando o código IBGE) com intuito de relacionar as diversas tabelas.

BahiaFArmShow-350x250px

Já a definição dos grupos foi criada a partir de duas variáveis: População e PIB per capita. Com os cortes da população foram baseados na metodologia do IBGE e os cortes do PIB per capita criados com base no conceito de mediana.

Bom Jesus da Lapa lidera o ranking do Grupo 5 do estado que avalia município de 50.001 a 100.000 habitantes e PIB Per Capita de até R$ 21.650. Nesse grupo há cidades importantes de diversas regiões do estado como Jacobina no nordeste do estado, Guanambi e Itapetinga na região sudoeste, Senhor do Bonfim no centro norte, Catu região metropolitana de Salvador e Itamaraju no sul do estado.

As informações são do Conselho Federal de Administração (IGM-CFA).