Após nova reunião com prefeitos, Rui Costa amplia prorrogação de Decreto com lockdown nas 22 cidades que integram o Consórcio de Saúde do Alto Sertão

0
GrupoSCosta-350x250px

 

Presidente eleito do Consórcio de Saúde do Alto Sertão, Reinaldo Góes durante reunião com Governador Rui Costa

O prefeito da cidade de Iuiu e presidente eleito do Consórcio de Saúde do Alto Sertão, Reinaldo Góes (PSD), junto com os prefeitos e prefeitas da entidade participaram de uma nova reunião na manhã desta terça-feira (09) com o Governador da Bahia, Rui Costa, para definir novas medidas de enfrentamento a pandemia causada pela COVID-19 e seus impactos na região.

A reunião com representantes das 22 cidades do Sudoeste durou cerca de 3 horas e foi realizada de forma virtual. Inicialmente a pauta da conversa seria para falar do atendimento no Hospital Regional de Guanambi (Hospital Geral de Guanambi), onde são atendidos os cidadãos das cidades que integram o Alto Sertão e que prefeitos tem feito críticas pelo excesso de transferências de pacientes para outras partes do Estado, aumentando o desgaste no quadro clínico dessas pessoas e o aumento de despesas da municipalidade.

BahiaFArmShow-350x250px

Ele disse que o assunto específico do Hospital Regional e a regulação de pacientes, que é importantíssima também, será tratada numa reunião em breve e que a Pandemia do novo coronavírus tem sido uma questão sensível, com risco de colapsar a Saúde, por isso, foi o principal assunto do encontro de hoje.

Rui Costa anunciou mais medidas restritivas na tentativa de controlar a Covid-19. O Governador prorrogará o decreto que está em vigor para as cidades do Sudoeste até as 05h da próxima segunda-feira (15).

O presidente eleito do Consórcio de Saúde do Alto Sertão, disse que além das novas medidas restritivas “o Governador, está se prontificando para agilizar a implantação de mais dez leitos de UTI no Hospital Regional de Guanambi, específico pra COVID, abrir até amanhã (10) os dez leitos de UTI na UNACON (Hospital do Câncer), em Caetité e também está colaborando com a abertura de mais de trinta leitos no Hospital Universitário em Guanambi. Sendo que desses trinta, alguns serão também para atender pacientes com necessidade de UTI”.

Góes relatou que “a situação dos municípios comparando com os resultados da última reunião que tivemos com o governador, na maioria deles, a situação piorou. Os casos ativos aumentaram praticamente em todos os municípios, o número de óbitos, internações e fila de pacientes no aguardo de UTI teve um aumento significativo”.

Haverá ainda até o final de semana uma nova avaliação com possível endurecimento das medidas no sábado e no domingo.

A Bahia teve 1.413 novos casos de Covid-19 em 24h e registrou 102 mortes. A Sesab informou que no estado são 19.357 casos ativos, com taxa de ocupação dos leitos de UTI adulto de 86%.