Presidente eleito conclui visita a todas as 22 cidades integrantes do Consórcio de Saúde do Alto Sertão na microrregião de Guanambi

0
GrupoSCosta-350x250px

O presidente eleito do Consórcio Interfederativo de Saúde do Alto Sertão, que deverá tomar posse no mês que vem, é o prefeito de Iuiu, Reinaldo Góes (PSD). Que mesmo antes de assumir, já percorreu todas as cidades do Alto Sertão, conversou com prefeitos, secretários de saúde e representantes da pasta.

Visita a cidade de Guanambi

São 22 cidades que integram o Consórcio Interfederativo de Saúde do Alto Sertão. São municípios, em sua maioria, de pequeno porte e que dependem de uma saúde pública eficiente para permitir que os moradores da área de abrangência do Consórcio possam, entre outras coisas, ser atendidos por especialidades médicas que dificilmente uma prefeitura sozinha conseguiria custear, ou realizar exames extremamente caros sem esperar por muito tempo em filas de agendamentos que parecem intermináveis.

Por isso, para dinamizar os atendimentos, através da parceria entre o Governo da Bahia e o Consórcio de prefeitos e prefeitas do Alto Sertão permite que a Policlínica do Alto Sertão localizada em Guanambi, seja o local onde aconteçam esses atendimentos.

BahiaFArmShow-350x250px

As prefeituras arcam com 60% das despesas da Policlínica. Lá atuam vários especialistas e são realizados exames de média complexidade, como Ressonância Magnética (com e sem contraste), Tomografia (com e sem contraste), Mamografia, Ultrassonografia com doppler, Ecocardiografia, Ergometria, Mapa, Holter, Eletroencefalograma, Eletromiografia, Raio-X de 500Am, Eletrocardiograma, Endoscopia, Colonoscopia, Nasolaringoscopia, Colposcopia, entre outros, ligados às especialidades de oftalmologia. Os outros 40% das despesas são pagos pelo Governo da Bahia.

Por isso, um planejamento eficiente precisa ser feito para assegurar que o serviço chegue bem a cada município consorciado e que cada prefeito e prefeita também esteja ciente da sua responsabilidade enquanto consorciado. É o Consórcio Interfederativo de Saúde do Alto Sertão quem dialoga diretamente com o governo estadual sobre as políticas públicas ligadas à saúde na região Sudoeste, microrregião de Guanambi.

22 cidades visitadas e um planejamento em curso

“Encerrando a nossa agenda de visitas às Secretarias de Saúde da região, na sexta-feira (12/03/21), visitamos o município de GUANAMBI, onde fomos recebidos pela Secretária de Saúde, Dra. Roberta Motta. Dialogamos sobre o funcionamento da Policlínica Regional, onde juntamente com o Colegiado de Secretários da Região, vamos propor os ajustes necessários para um melhor aproveitamento e atendimento das ofertas e demandas dos procedimentos”, disse Reinaldo Góes.

E finalizando essa etapa, “ reunimos com a nossa Secretária de Saúde (IUIU), Osana Malheiros, a Coordenadora da Atenção Básica, Lícia Montalvão, a Marcadora Júlia Cleubia e o Assessor de Relações Institucionais, Nilton Moitinho”.

Enquanto prefeito de uma cidade de pouco mais de 11 mil habitantes (Iuiu) e como conhecedor das dificuldades e limitações dos recursos públicos, Góes disse durante uma das entrevistas à imprensa, saber dos desafios que o aguardam e espera, junto com a nova diretoria, corresponder com uma saúde que atenda a quem mais precisa e que o Consórcio Interfederativo de Saúde do Alto Sertão seja um instrumento que garanta o atendimento ao maior número de moradores da região.

Municípios visitados
Feira da Mata, Carinhanha, Malhada, Palmas de Monte Alto, Sebastião Laranjeiras, Candiba, Urandi, Riacho de Santana, Igaporã, Tanque Novo, Rio do Antônio, Lagoa Real, Ibiassucê, Caculé, Licinio de Almeida, Jacaraci, Mortugaba, Caetité, Matina, Pindaí, Guanambi e Iuiu.