Cocos é a primeira cidade da região oeste da Bahia  a adotar o sistema ‘lockdown’ para conter o avanço do Covid-19

0
LojaoCosta-350x250px
Cidade de Cocos/Foto: Rick Alves

A cidade de Cocos, a 200 km de Bom Jesus da Lapa , é a primeira cidade da região Oeste da Bahia  a estabelecer um bloqueio total — conhecido como lockdown no jargão técnico— para conter o avanço da pandemia de covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. A medida foi divulgada  na noite desta sexta-feira (22) pelo prefeito  Marcelo de Souza Emerciano, após a confirmação de mais dois pacientes com coronavírus no município.

Segundo  o gestor, a medida  foi tomada após reunião com o legislativo, que deu total apoio a decisão.  E destacou, que o número de casos na cidade pode aumentar, já que um dos paciente, “que é um jovem,  teve contato com muitos outros jovens”.

Cidade de Cocos/Foto: Rick Alves
LojaoCosta-350x250px

O prefeito informou, que  ‘lockdown’ vai até 30 de maio, período que a Secretaria de Saúde terá para buscar  identificar as prováveis moradores com  vírus e bloquear o avanço da doença no município. “A fiscalização será feita pela Polícia Militar, Guarda Municipal e Vigilância Sanitária. Se sair de casa é preciso usar máscara, mas é importante o cidadão ficar em casa”, disse em um vídeo divulgado nas redes sociais.

Cidade de Cocos/Foto: Rick Alves

Marcelo chamou a atenção dos moradores de Cocos para as novas determinações, destacando que  “caso a Prefeitura não adote as medidas restritivas, a cidade corre o risco de entrar em colapso numa eventual proliferação e agravamento da doença”, pediu  o apoio da população.

O município de Cocos tem seis casos registrados da Covid-19, e o sistema ‘lockdown’ começou a ser aplicado  neste sábado (23), com o fechamento do comércio não essencial  e o controle das pessoas.

A região oeste já tem  96 casos confirmados da Covid-19, concentrados em  13 cidade. O município com maior índice da   doença é a cidade de Barreiras, com 35 casos, seguida de Luís Eduardo Magalhães, que tem 18.

Clique AQUI e curta nossa página  no Facebook, e fique atualizado diariamente.

QUER COMENTAR?

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui