Deputado propõe criação de hospital veterinário na Uneb de Barreiras

0
GrupoSCosta-350x250px

Via Bahia Notícias

Foto: Divulgação

O deputado Antonio Henrique Jr. (PP), através de indicação encaminhada pela Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), requereu a construção de um Hospital de Medicina Veterinária, no Campus IX da Uneb, em Barreiras. A solicitação foi endereçada ao governador Jerônimo Rodrigues.

O parlamentar destacou que a implantação do Departamento de Ciências Humanas (DCH) da Uneb de Barreiras, em 1981, acompanhou o grande ciclo de desenvolvimento iniciado na década de 1970, com os primeiros projetos de agricultura irrigada na região. “De maneira que a região se tornou um dos principais polos do agronegócio nacional, a criação do Campus foi de suma importância para atender a demanda de qualificação educacional e profissional que o setor produtivo e a sociedade precisavam”, explicou.

BahiaFArmShow-350x250px

No documento, o parlamentar relata a expansão da agricultura e pecuária na região e a alta demanda de estudantes nos cursos ofertados pelo Campus, que absorve municípios da Bacia do Rio Grande, Rio Corrente e Velho Chico. Detalha, a seguir, que o curso de Medicina Veterinária é o mais recente deles e o Cerrado, um dos biomas com maior biodiversidade do mundo, abrindo possibilidades de atuação para os futuros veterinários.

Ele também enumerou a existência de clínicas veterinárias particulares e um alto número estabelecimentos de produtos agropecuários e veterinários, mas anota que ainda há um déficit no atendimento de saúde animal na região, especialmente as voltadas à saúde veterinária e a qualificação de profissionais da área. “Neste contexto, as demandas de cuidado e controle de zoonoses na região são geridas pelo Poder Público local e por parcerias com ONGs de proteção aos animais, como a Liga da Ordem dos Bichos Órfãos”, explicou.

O deputado aponta que há, apesar disso, existem diversas barreiras para manutenção desses serviços, principalmente pela falta de estrutura para suporte clínico avançado, em larga escala e por período 24 horas, o que pode ser melhorado através de uma política de saúde animal que propicie o acesso à assistência médico veterinária. “A construção de uma unidade hospitalar veterinária no Campus da Uneb, na cidade de Barreiras, é extremamente necessária, pois os hospitais veterinários mais próximos da região estão localizados na capital e em Lauro de Freitas, cuja distância de Barreiras supera os 900 km, dificultando o pronto atendimento e a qualidade de vida animal”, argumentou Antonio Henrique Jr.