Professores de Serra do Ramalho fazem manifestação em defesa de direitos e regularização salarial

0
GrupoSCosta-350x250px
31880782_158652394975643_9016910751322865664_n
Foto: Facebook

Aconteceu na manhã desta quarta-feira (03), nas ruas principais da cidade de Serra do Ramalho, uma manifestação, promovida por professores da rede municípal de ensino, em defesa de direitos e regularização nos salários, por parte da gestão municipal.

Em entrevista à rádio Sucesso FM, o professor José Haroldo, presidente do Sindicato dos Servidores Municipais, afirmou que tanto a prefeitura como a Secretaria da Educação foram comunicadas por meio de ofício, desde o dia 21 de abril, quando aconteceu a última assembleia dos professores. E que em função da falta de resposta sobre os pleitos da categoria, decidiram fazer a manifestação.

O professor afirmou que o prefeito tem atrasado o salário da classe, dificultando a vida dos servidores. E que mensalmente são descontados 11% que deveriam ser destinado à aposentadoria dos servidores, no entanto, a prefeitura não está fazendo o repasse corretamente, o que colocar em risco a aposentadoria da classe. “Não temos a garantia de que os servidores ao final do seu período de trabalho, terão esses recursos suficientes para se aposentar. Calculamos uma dívida atual do município, em torno de 17 milhões de reais”, falou.

BahiaFArmShow-350x250px

“A prefeitura de Serra do Ramalho não paga o piso salarial para os professores desde 2017. Nós já organizamos e vamos entrar com processos judiciais individualizados para que essa dívida do município seja quitada e os servidores recebam o que tem direito. A Administração pediu um prazo até o mês de abril para pagamento do terço de férias atrasado. O prazo finalizou e não cumpriu o prometido. Por isso, fizemos essa manifestação de advertência, hoje. Se a situação persistir, podemos organizar e deflagrar uma greve por tempo indeterminado, caso não haja resposta dentro de 15 dias”, destacou José Haroldo.

Nossa equipe do site Notícias da Lapa conversou com prefeito de Serra do Ramalho, Ítalo Rodrigues, ele afirmou que manifestação feita na quarta-feira foi mais um ato político que propriamente uma manifestação  em defesa da classe dos professores, pois não condiz afirmar que os servidores estão três meses sem receber e que a sua gestão não está cumprindo suas obrigações.

E referente a afirmação de que os professores não terão garantia ao final do seu período de trabalho, com risco de não se aposentar, ele disse que essa afirmação feita pelo presidente do sindicato não  condiz com a verdade. Porque a prefeitura tem cumprido suas obrigações mesmo com muita dificuldade. E que em função dos gastos com o setor patronal e pagamento de salários, a gestão está ficando sem condições de investir em todas as escolas, na construção de quadras e outras ações que precisam ser feitas no município envolvendo a área da educação.

Sobre o pagamento do terço férias, ele falou que está cumprindo a lei, pois tem até o final de 2018 para pagar.

Durante o manifesto, vários profissionais da educação usaram apitos e cartazes para chamar a tenção da população.